Mais

Damar Hamlin sofreu um ataque cardíaco em pleno jogo da NFL

O momento em que Damar Hamlin sofreu os primeiros socorros.
O momento em que Damar Hamlin sofreu os primeiros socorros.Profimedia
O jogo entre os Buffalo Bills e os Cincinnati Benglas, que terminava a 17.ª jornada da fase regular do campeonato de futebol americano foi suspenso. O jogador recuperou os sentidos ainda no relvado e está internado em estado crítico.

Noite de susto na NFL. A 5,58 minutos do fim do primeiro período do jogo entre Cincinnati Bengals e Buffalo Bills, Damar Hamlin (Bills) placou Tee Higgins (Bengals) e depois de se ter levantado acabou por colapsar em pleno relvado do estádio Paul Brown.

A equipa médica dos Bengals apressou-se a entrar dentro de campo e prestou os primeiros socorros, com o safety de 24 anos a ter de ser reanimado antes de entrar dentro da ambulância que o levou para o hospital universitário de Cincinnatti.

Damar Hamlin sofreu uma paragem cardíaca após uma placagem no nosso jogo contra os Bengals. Voltou a recuperar o batimento cardíaco ainda no relvado e foi transportado para o hospital onde vai ser submetido a mais exames e consequente tratamento. Atualmente encontra-se sedado e em estado crítico”, pode ler-se no comunicado posteriormente emitido pelos Buffalo Bills.

Vários adeptos dirigiram-se para a porta do hospital na esperança de saber novidades sobre o jogador. Vindo da Universidade de Pittsburgh, Damar Hamlin chegou à NFL em 2021 para jogar nos Buffalo Bills, sendo escolhido na sexta ronda do Draft. Conta com 31 jogos na principal competição de futebol americano do mundo.

Após a ambulância com Hamlin ter saído do estádio, os jogadores de ambas as equipas regressaram aos balneários, alguns visivelmente abalados. O jogo foi suspenso, sem nenhuma data prevista para a conclusão do mesmo.

A NFL anunciou os Bills vão regressar a Buffalo e que qualquer decisão será tomada posteriormente. “Neste momento, essa não é a nossa preocupação, mas sim o bem-estar do jogador”, explicou Jeff Miller, vice-presidente da NFL.

Em termos desportivos, este era um jogo com importância no topo da tabela da AFC. Os Buffalo Bills e os Cincinnatti Bengals estão a disputar o primeiro lugar com os Kansa City Chiefs, que pode valer uma semana extra de descanso nos play-off, que arrancam a 14 de janeiro.

Na próxima semana, os Bills têm encontro marcado com os New England Patriots, enquanto os Bengals defrontam os Baltimore Ravens, naqueles que seriam, supostamente, os últimos jogos da fase regular.