Mais

Damián Quintero, o melhor karateca espanhol da história, anuncia a reforma

Damián Quintero, o melhor karateca espanhol da história, com a medalha de prata em Tóquio 2020
Damián Quintero, o melhor karateca espanhol da história, com a medalha de prata em Tóquio 2020Alexander NEMENOV / AFP

131 medalhas depois, entre elas em Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus, o melhor karateca espanhol da história despede-se. Aos 39 anos, Damián Quintero anunciou a sua retirada após o Campeonato do Mundo no final de novembro no Egito.

O malaguenho, nascido em Buenos Aires, exemplo de consistência, profissionalismo, classe e educação, o desportista perfeito, despede-se do karaté, o desporto que descobriu com apenas seis anos como atividade extraescolar em Torremolinos, e que se tornou o epicentro da sua vida com uma carreira desportiva que o levou a mudar-se para Madrid para treinar em melhores condições e dar o salto de qualidade necessário para se tornar uma lenda.

"Querido Karaté: Chegou a hora de te dizer adeus... Mas antes, resta-nos uma última dança". Estas são as palavras de abertura de um vídeo em que, com a locução do próprio Damián, recorda como se apaixonou pelo karaté e como quer despedir-se dele, com um novo sucesso nesta especialidade de kata que pôs na moda.

Engenheiro aeronáutico de formação, quase nunca exerceu. Porque quando Damián Quintero se concentra em algo, põe todos os sentidos nisso. E agora o único que lhe importa é continuar a honrar o seu desporto e dedicar um novo êxito, uma nova medalha, à sua família, porque foi por isso que se tornou pai há meses, e àqueles que sempre o acompanharam nos bons e maus momentos.


Menções