Jogos Europeus: Portugal já garantiu que vai superar 10 medalhas de Baku-2015

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Europeus: Portugal já garantiu que vai superar 10 medalhas de Baku-2015

Auriol Dongmo conquista ouro no lançamento do peso nos Jogos Europeus
Auriol Dongmo conquista ouro no lançamento do peso nos Jogos EuropeusLUSA
Portugal já conquistou nove medalhas nos Jogos Europeus Cracóvia-2023 e garantiu mais duas, o que lhe permite saber que vai superar as 10 de Baku-2015, apontando agora às 15, pecúlio conseguido em Minsk-2019.

Sem surpresa, a canoagem continua a ser garantia de pódios, com mais quatro conquistados em Cracóvia-2023, seguida das três medalhas do atletismo e de bronzes no karaté e no padel.

Além desses nove metais já conquistados, Portugal garantiu no domingo duas medalhas no muaythai, com Matilde Rodrigues (-57 kg) e Gonçalo Noites (-71 kg) a conseguirem avançar para as meias-finais e asseguraram, pelo menos, o bronze.

Após a primeira semana de Jogos, a comitiva portuguesa, com mais de duas centenas de atletas ao todo, está no 14.º posto do medalheiro, com três ouros, três pratas e três bronzes.

Fernando Pimenta medalha de prata
Fernando Pimenta medalha de prataLUSA

Auriol Dongmo impôs-se no lançamento do peso e, em Krispinow, Messias Baptista, em K1 200 metros, e a dupla Teresa Portela e Kevin Santos, em K2 200, subiram aos lugares mais altos do pódio.

Na prata, João Coelho ‘brilhou’ nos 400 metros, assim como Isaac Nader nos 1.500 metros, ajudando Portugal a manter-se na primeira divisão do atletismo europeu em Chorzow, com o ‘inevitável’ Fernando Pimenta a ser segundo em K1 500 metros, a quinta prata da conta pessoal em Jogos Europeus

O bronze de Ana Cruz no kata, disciplina de karaté, foi o primeiro ‘metal’ português em Cracóvia-2023, a que se seguiu o terceiro lugar de Francisca Laia em K1 200 metros, numa prova que serviu também como campeonato da Europa da modalidade.

A última medalha foi para a dupla de padel Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira, no domingo, colocando a modalidade no medalheiro luso na estreia no programa competitivo.

Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira conquistaram bronze
Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira conquistaram bronzeFederação Portuguesa de Padel

Ficam a faltar duas que estão já asseguradas, no caso do muaythai, uma vez que Matilde Rodrigues e Gonçalo Noites garantiram desde já uma medalha nas suas respetivas categorias de peso - falta saber se bronze, prata ou ouro, nas meias-finais desta segunda-feira.

Tudo somado, permitirá ultrapassar as 10 de Baku-2015, com a difícil meta de 15 de Minsk-2019 agora no horizonte, podendo Portugal aspirar a resultados de pódio em modalidades como o futebol de praia, que já rendeu bronze na primeira edição e ouro na segunda, mas também no ténis de mesa, o râguebi ‘sevens’ ou o tiro com armas de caça.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.