São vários os rapazes que sonham a jogar futebol a nível profissional. Contudo, nem todos atingem os patamares elevados e muitos deles são obrigados a procurar alternativas para alcançarem o sonho.
Com 24 anos, José Manuel encontra-se a jogar nas divisões secundárias do futebol inglês, ao serviço da I2I Academy. É o terceiro país onde atua, depois de ter passado por Portugal (para onde se mudou com a família em pequeno, atuando por União de Coimbra, Condeixa, Naval e Alvaiázere), Estados Unidos da América (futebol universitário em Hastings e Memorial Hall) e agora Inglaterra.
"Morava em Portugal com as minha irmãs, tínhamos algumas dificuldades de inscrição porque meus pais não estavam no país, mas conseguia meu espaço em algumas equipas de formação. Contuddo, os meus pais sempre me incentivaram a estudar, e não só focar-me no futebol. Por isso mudei-me para os Estados Unidos dda América, jogava pelo Hastings e depois de dois anos pelo Memorial Hall em busca de uma oportunidade", revelou.
Mais recentemente tentou uma situação alternativa. José Manuel foi um dos poucos jogadores escolhidos para o Showcase, um programa de reality tv em Espanha, em que jovens atletas realizam treinos e entrevistas com clubes espanhóis.
“É um evento desportivo, criado por um agente espanhol, tive a oportunidade de participar e foi uma experiência muito boa. Infelizmente não consegui a minha oportunidade, mas jogas com jogadores do mundo todo e ganhas muito com isso. Pode não ter sido o resultado que eu esperava, mas foi muito bom ter participado”, explicou o atleta que acabou eliminado numa das fases finais.
O sonho continua conjugado com os estudos, desta feita em Inglaterra, o berço futebol.
