
Recorde aqui as incidências da partida
Jogo de emoções fortes, antes, durante e depois do apito inicial do árbitro. Em Alvalade viveu-se um minuto de silêncio, substituído por aplausos, em memória de António Maia, sócio e antigo atleta do Sporting, bem como a Pelé, que faleceu esta quinta-feira.
Depois, emoções especiais também para Coates, que completou 300 jogos oficiais pelo Sporting, e para Trincão, que comemorou o 22.º aniversário.
E, já agora, para Porro, que depois de ouvir, da boca de Rúben Amorim, na antevisão, que estava no melhor momento da carreira, inaugurou o marcador, logo aos 3 minutos e... de cabeça. Contou com a colaboração do antigo colega Antunes, que perdeu a bola em zona proibida para Pedro Gonçalves, com este a servir Nuno Santos na esquerda para o cruzamento encontrar Pedro Porro salto na área. E contou com a ajuda de Jordi, muito mal batido.
Sporting na frente aos 3 minutos, Sporting bem perto do 2-0 aos 9 minutos: grande passe de Matheus Reis, enorme receção de Marcus Edwards, belo trabalho em cima de Flávio Ramos e o remate, rasteiro, a rasar o poste da baliza pacense.
O 2-0 chegou mesmo mas apenas aos 22 minutos, depois de uma tentativa de reação do Paços de Ferreira. Foi precisamente aproveitando um livre a favor do Paços que o Sporting recuperou a bola, por Nuno Santos, a bola passou ainda por Pedro Gonçalves, que desmarcou Marcus Edwards, com o inglês a entregar de bandeja para Nuno Santos encostar para o golo.
Em cima da meia hora foi Paulinho a criar perigo, mas o avançado perdeu o tempo de remate e, depois de recuperar novamente a bola, atirou contra um adversário.
Aos 39 minutos foi a vez de Marcus Edwards, depois de assistir Nuno Santos, ficar à beira de marcar. Mais uma perda de bola proibitiva do Paços de Ferreira, novo contra-ataque do Sporting e com Paulinho a lançar o inglês que, de pé direito, rematou ao lado.
A primeira tentativa do Paços de Ferreira chegou aos 42 minutos, com remate de Holsbrove para defesa de Adán, precisamente antes do Sporting voltar a afiar as garras e... Paulinho mostrar os dentes. Aos 45 minutos o cruzamento de Pedro Porro roça a perfeição e o cabeceamento de Paulinho não se ficou atrás. 3-0 em cima do apito para o intervalo.

A mesma vontade, muito menos velocidade
Mudou o campo, não mudou a vontade. O Sporting foi em busca de mais golos na segunda parte e logo aos 49', após cruzamento de Nuno Santos, Pedro Gonçalves, isolado, cabeceou ao lado.
Aos 56 minutos surgiu novamente Paulinho, com mais um cabeceamento, desta vez por cima, antes de aos 59', isolado, permitir a defesa de Jordi para canto.
Sem marcar, porém, o Sporting foi dimuindo o ritmo, controlando a partida e as substituições, claro, com as constantes paragens, não ajudaram a acelerar. Festa, essa, só quando Antunes saiu no Paços de Ferreira, aplaudido de pé pelos 31.005 espectadores em Alvalade, Rúben Amorim incluído, e quando Paulinho foi substituído, para a entrada de Rodrigo Ribeiro, em mais uma apoteose no reduto leonino, ao qual o avançado internacional português respondeu, agradecendo.
E por falar em jovens, porque Mateus Fernandes também entrou para o lugar de Pedro Gonçalves, Dário Essugo, que foi titular nos leões, viu cartão vermelho direto após entrada dura sobre Holsgrove, saindo completamente desolado mas sob aplausos, aos 82 minutos.
Até final do jogo destaque para Butzke, que aos 88 minutos assustou Adán, que fez uma enorme mancha mas o lance do avançado espanhol já estava anulado por fora de jogo.
O Sporting fecha assim o ano de 2022 a vencer, chega aos 28 pontos, subindo ao terceiro lugar, em igualdade pontual com o SC Braga, que recebe esta sexta-feira o líder Benfica, às 21:15.
Homem do jogo Flashscore: Pedro Porro (Sporting)
