Diogo Cancela bate recorde do mundo dos 200 mariposa na classe S8

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diogo Cancela bate recorde do mundo dos 200 mariposa na classe S8
Diogo Cancela, recordista do mundo
Diogo Cancela, recordista do mundo
FPN
O nadador português Diogo Cancela bateu esta quinta-feira o recorde do mundo dos 200 metros mariposa da classe paralímpica S8, ao nadar a distância em 2.15,50 minutos, em Eindhoven, nos Países Baixos

O nadador do Louzan/Efapel, já com mínimos para os Jogos Paralímpicos Paris 2024, bateu por larga margem o anterior máximo, fixado a 2 de abril de 2022 pelo polaco Michal Golus nos 2.18,82, mais de três segundos mais lento do que a marca do luso.

Cancela junta-se a Marco Meneses, recordista mundial dos 200 costas e dos 50 costas em S11, na tabela dos mais rápidos da natação adaptada mundial.

"Estou a fazer isto um pouco pelo Gonçalo que não pode estar aqui connosco por motivos de saúde. Quero dar o meu melhor pelos meus treinadores. Quero que isto seja um trabalho de equipa. Vou trabalhar para estar melhor no Mundial", afirmou.

Para o resto da competição, o atleta garantiu que vai "tentar fazer os mínimos aos 100 mariposa", que é o mínimo que lhe falta das três provas que pretende nadar nos Jogos Paralímpicos.

"Vou-me focar para o resto da semana. Pensar neste recorde como uma aprendizagem e uma motivação grande para melhorar", rematou.

O Eindhoven Qualification Meet 2023 decorre entre quinta-feira e domingo e já rendeu um recorde nacional, de Francisca Martins, nos 200 metros livres, com a jovem de 20 anos a tornar-se na primeira portuguesa a nadar a distância abaixo dos dois minutos (1.59,88).

Menções