Do Funchal para Riade: 38 anos de Cristiano Ronaldo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do Funchal para Riade: 38 anos de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo celebrou na sexta-feira o primeiro golo pelo Al Nassr
Cristiano Ronaldo celebrou na sexta-feira o primeiro golo pelo Al NassrAFP
O avançado português celebra, este domingo, o 38.º aniversário. Está pela primeira vez a jogar fora do futebol europeu, numa carreira que desafiou as previsões mais otimistas de todos os que viram o rapaz de 17 anos vestir pela primeira vez a camisola da equipa profissional do Sporting.

820 golos, 33 troféus, cinco Bolas de ouro, o recorde de golos da Liga dos Campeões (140), que conquistou cinco vezes, e de seleções (118). Na celebração do 38.º aniversário, é inegável que Cristiano Ronaldo se trata do melhor jogador português de sempre e um dos maiores da história do futebol.

Desde a estreia com a camisola do Sporting, a 14 de agosto de 2002, diante do Inter Milão, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o agora capitão da Seleção Nacional provou-se capaz de superar quase todos os obstáculos que lhe apareceram na carreira. Jogou nos maiores clubes do futebol europeu (Manchester United, Real Madrid e Juventus) e foi figura no primeiro troféu internacional conquistado por Portugal, o Europeu de 2016.

Protagonistas de feitos que deixaram os adeptos embasbacados (o famoso livre direto ao Portsmouth, o remate do meio da rua contra o FC Porto, o pontapé de bicicleta à Juventus, o hat-trick ao Atlético Madrid ou os três golos à Suécia que deixaram Ibrahimovic fora do Mundial-2014), Cristiano Ronaldo encontra-se numa fase menos fulgurante da carreira.

O regresso azedo a Old Trafford e a saída abrupta com a entrevista a Piers Morgan levaram o jogador a uma surpreendente mudança para a Arábia Saudita, num negócio multimilionário que o colocou no topo da lista dos jogadores mais bem pagos. Aterrou em Riade para ajudar o Al Nassr a quebrar a hegemonia do rival Al Hilal, ajudar ao desenvolvimento do país e mudar opiniões. É na capital saudita que celebra o 38.º aniversário, dois dias depois de se ter estreado a marcar com a camisola do novo clube, o quinto pelo qual festejou numa carreira que em termos de longevidade mete inveja a muitos dos nomes maiores do futebol mundial.

Zidane (34 anos), Pelé (36), Platini (32), Luís Figo (37), Gerd Muller (36), Ronaldinho Gaúcho (35) e Ronaldo fenómeno (35) são alguns dos exemplos que já tinham pendurado as botas antes dos 38 anos. Diego Armando Maradona fez apenas cinco partidas pelo Boca Juniors no ano em que chegou ao 38.º aniversário.

Cristiano Ronaldo deverá prosseguir pelo menos até aos 39, já que em setembro garantiu querer marcar presença no Euro-2024, que se vai disputar na Alemanha. Depois, quem sabe, pensar no Mundial-2026 e numa inédita participação em seis campeonatos do Mundo aos 41 anos, para cimentar (ainda mais) o nome de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro na história do futebol.

A primeira internacionalização de Cristiano Ronaldo
A primeira internacionalização de Cristiano RonaldoFacebook/Cristiano Ronaldo