Entrevista Flashscore a Paulo Futre: "O meu sonho é ver FC Porto e Benfica nos quartos de final"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrevista Flashscore a Paulo Futre: "O meu sonho é ver FC Porto e Benfica nos quartos de final"
Paulo Futre acredita que Sérgio Conceição será o fator determinante na eliminatória
Paulo Futre acredita que Sérgio Conceição será o fator determinante na eliminatória
LUSA
Paulo Futre, antigo internacional português, lenda do Atlético Madrid e figura de proa, igualmente, no FC Porto, passou por Itália, onde representou, além do Reggiana, o Milan, principal rival do adversário de amanhã dos dragões. Em entrevista exclusiva ao Flashscore, Futre acredita na remontada dos dragões, cumprindo o seu sonho de ver FC Porto e Benfica nos quartos de final, e aproveita para elogiar Sérgio Conceição e falar de Rafael Leão, José Mourinho, Tiago Pinto e Mário Rui.

- Estamos a meio da eliminatória, com o Inter em vantagem graças ao golo de Lukaku.

- Foi um golo tardio, o que diz muito do equilíbrio de valores entre as duas equipas. Eu gostei da exibição do FC Porto, acho que esteve bem. Na realidade, o resultado mais justo teria sido o empate mas a eliminatória ainda está em aberto. A segunda mão será no Dragão e estou seguro que o FC Porto pode passar. Até porque eu tenho um sonho.

- Qual é?

- O meu sonho é ver o FC Porto e o Benfica nos quartos de final. O Benfica já lá está, ao FC Porto falta uma pequena remontada. Na verdade, o ideal até seria uns quartos de final entre as duas equipas portuguesas, assim de certeza que estaríamos representados nas meias-finais.

- E por quem iria torcer? Benfica ou FC Porto?

- Não quero ter problemas (risos). A minha história no FC Porto foi totalmente diferente, porque joguei muito e ganhei muita coisa. Mas fui muito bem tratado no Benfica. Primeiro que tudo, sou português e espero que a melhor equipa ganhe e espero que, caso aconteça esse confronto entre as duas equipas, não existam problemas.

- O Benfica tem jogado um futebol muito entusiasmante.

- E ganha! O Benfica tem feito uma época espetacular. Se nada de estranho acontecer o Benfica será campeão nacional, uma vez que já tem uma vantagem importante na liderança do camepeonato.

- Pode o Estádio do Dragão fazer a diferença no jogo de amanhã com o Inter?

- Acho que o grande protagonista do jogo será Sérgio Conceição. Ele tem provado ser um grande treinador. Conheço-o bem e não estou surpreendido com a sua carreira. Foi um grande jogador e está a repeti-lo como treinador. E aí, a sua experiência em Itália foi muito útil em termos de conhecimento.

- É mais um treinador que tem devolvido a glória e a mística ao FC Porto.

- O Sérgio tem feito um trabalho incrível. É um craque. Não podemos esquecer que quando chegou ao comando técnico do FC Porto, no verão de 2017, não havia dinheiro para fazer contratações. Ele teve de fazer um enorme trabalho, com jogadores que estavam emprestados a outros clubes, e conseguiu dessa forma ser campeão nacional. Desde aí tem conquistado vários títulos, tem estado nas fases a eliminar da Liga dos Campeões. Para mim é nota 10 para o Sérgio. Está preparadíssimo para treinar qualquer equipa da Europa.

- Que diferenças vê entre Sérgio Conceição e José Mourinho?

- O Sérgio foi criado a ganhar, como futebolista, especialmente na Lazio, onde ganhou um campeonato histórico. E a nível de caráter é totalmente diferente do Mourinho. O Sérgio é apaixonado, corajoso, e nunca muda conforme os cenários que lhe surgem pela frente. É impossível mudar aquilo que o Sérgio é.

- Mourinho também não muda, como se viu na expulsão com a Cremonese.

- Verdade, mas eles são diferentes. O Sérgio está sempre a mil à hora em todos os jogos. O Mourinho não é tão efusivo. Mas o Conceição consegue transmitir essa paixão aos jogadores e é o seu caráter que faz dele um fenómeno como treinador.

- Como avalia esta segunda época de José Mourinho na Roma, até agora?

- Se ele conseguir qualificar-se para a Liga dos Campeões, será como ser campeão. Seria um enorme sucesso. Eu acredito que o Mourinho abraçou o projeto da Roma para fazer a equipa crescer. Mas terão de investir para terem uma equipa capaz de lutar pelo título da Serie A.

- Com Mourinho, na Roma, está outro português na liderança, o jovem Tiago Pinto.

- Excelente perfil. É jovem mas tem muita experiência acumulada no Benfica. E acho que se adaptou muito bem ao ambiente italiano. Foi ele que levou o Mourinho para a Roma e na minha opinião têm feito ambos um bom trabalho.

- Já que falamos da Serie A temos de falar de Rafael Leão, que ainda não renovou com o Milan.

- Ficaria muito feliz se ele continuasse em Milão, é a equipa que eu apoio em Itália. Mas ele é um fenómeno, pode jogar em qualquer equipa.

- Como se recusa uma Premier League?

- Exato, mas a questão financeira é um outro assunto. Talvez ele tenha esse sonho de jogar em Inglaterra, eu também era assim, mas desconheço. O que sei é que o Milan tem um excelente projeto e está a crescer muito, tal como todo o futebol italiano, que está muito melhor do que há quatro anos. O Milan em breve estará capaz de lutar por uma Liga dos Campeões e se o Leão ficar poderá ser um jogador-chave nesse objetivo.

- Há um português em Itália que tem passado despercebido: Mário Rui. Um lateral que é o quarto melhor assistente no campeonato, com seis passes para golo.

- É incrível. Nunca falamos dele em Portugal, talvez o seu caráter o penalize. Mas é muito estranho que ele nunca tenha encontrado o seu espaço na seleção portuguesa, embora haja muita concorrência como Nuno Mendes e Raphael Guerreiro. Mas acho que podia ter jogado muito mais por Portugal e que, mais cedo ou mais tarde, vai ter a oportunidade que merece. No Nápoles tem sido, sem dúvida, um dos líderes do balneário e os números dele nas últimas épocas são impressionantes.