O Campeonato do Mundo de andebol prepara-se para entrar numa nova etapa. Esta terça-feira ficaram concluídos todos os duelos da fase preliminar da competição que se disputa na Polónia e Suécia e 24 equipa seguiram para a Main Round (ronda principal), onde vão continuar a lutar pelo lugar mais alto do pódio.
As seleções vão ser agora divididas em quatro grupo de seis, em que só os dois primeiros avançam para os quatro finais. Cada equipa irá realizar três jogos (não defronta os dois adversários com quem já partilhou o grupo) e transita para esta fase com os pontos alcançados diante dos dois adversários da ronda preliminar que seguiram em frente (ou seja, só os pontos somados contra o último classificado é que não contam).
Líder do Grupo D, Portugal está inserido no Grupo II e vai começar a com dois pontos (venceu a Hungria e perdeu com a Islândia, sendo que para estas contas não entram os dois somados diante da Coreia do Sul) e medir forças com Brasil, Cabo Verde e Suécia, que vieram do Grupo C.
Confira então todos os grupos e os pontos com que cada seleção parte para esta etapa:
Grupo I: Espanha (4 pontos), França (4), Eslovénia (2), Montenegro (2), Polónia (0), Irão (0);
Grupo II: Suécia (4), Portugal (2), Islândia (2), Hungria (2), Brasil (2), Cabo Verde (0);
Grupo III: Alemanha (4), Noruega (4), Sérvia (2), Países Baixos (2), Catar (0), Argentina (0);
Grupo IV: Egito (4), Dinamarca (4), Croácia (2), Bahrein (2), Bélgica (0) e Estados Unidos da América (0).
Taça do Presidente
Ao mesmo tempo que se vai decidir a Main Round decorre a Taça do Presidente. Um minitorneio em Plock (Polónia) que serve para decidir os últimos lugares da classificação. As piores equipas de cada grupo foram divididas em dois agrupamentos de quatro e vão defrontar-se a uma ronda.
Depois serão emparelhados com o equivalente do grupo seguinte. Ou seja, o último do Grupo I vai defrontar o último do Grupo II para decidir quem será o 32.º classificado do Mundial-2023.
Confira as equipas nesta fase:
Grupo I: Chile, Arábia Saudita, Uruguai, Coreia do Sul;
Grupo II: Argélia, Macedónia do Norte, Marrocos e Tunísia.