Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeus de judo: Catarina Costa conquista bronze e a terceira medalha continental

Atualizado
Europeus de judo: Catarina Costa conquista bronze e a terceira medalha continental
Europeus de judo: Catarina Costa conquista bronze e a terceira medalha continentalFP Judo
A judoca Catarina Costa conquistou esta quinta-feira a medalha de bronze em -48 kg nos Europeus em Zagreb, ao vencer no combate decisivo a primeira favorita, a sérvia Milica Nikolic, por waza-ari.

Catarina Costa, de 27 anos, que se encontra na corrida aos Jogos Olímpicos de Paris-2024, somou esta quinta-feira a sua terceira medalha consecutiva em Europeus, depois de ter alcançado duas medalhas de prata, em Sófia-2022 e Montpellier2023.

A competição que se iniciou esta quinta-feira em Zagreb marcou o regresso da judoca de Coimbra aos tatamis, depois de cerca de cinco meses de ausência, sem competir desde dezembro após uma cirurgia ao cotovelo e também uma entorse.

Na Arena Zagreb, Catarina Costa teve uma prova de superação, devido à longa paragem que enfrentou e por se ver forçada a efetuar nos três primeiros combates minutos extra, com as decisões já no golden score.

A judoca da Académica, oitava do ranking mundial e terceira cabeça de série, começou por vencer Andrea Stojadinov (24.ª), num combate que se arrastou até aos 6.20 minutos e que terminou com um terceiro shido (castigo) à sérvia.

No segundo combate, já dos quartos de final e por ter estado isenta na primeira ronda, numa categoria com 22 inscritas, a judoca portuguesa foi também desclassificada com três castigos, diante da israelita Tamar Malca (30.ª), aos 5.35.

O combate mais longo aconteceu na repescagem, com Catarina Costa a resolver o assunto quando o cronómetro tinha ultrapassado os sete minutos, momento em que conseguiu, com um waza-ari, vencer a belga Ellens Salens (48.ª).

Os Europeus acabam por ter uma sensação de ouro para a judoca e futura médica, que, no combate para o bronze, frente a Nikolic, a primeira pré-designada, garantiu uma vantagem muito perto do final, sem tempo para a sérvia correr atrás do resultado.

Catarina Costa conseguiu um waza-ari a 34 segundos do final e ainda teve tempo de gerir a vantagem, apesar de um segundo castigo.

Os Europeus de Zagreb, que entram na contabilidade final na corrida aos Jogos Olímpicos de Paris2024, prosseguem na sexta-feira, dia em que competem Joana Crisóstomo e Taís Pina (-70 kg), Thelmo Gomes e Otari Kvantidze (-73 kg), João Fernando e Anri Egutidze (-81 kg), enquanto, no sábado, será a vez de Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Menções