Yamal, de pai marroquino, nasceu e cresceu em Espanha e tornou-se um elemento-chave da linha avançada do Barcelona, tendo-se estreado pela seleção principal de Espanha no mês passado.
O jornal espanhol AS noticiou esta terça-feira que Marrocos, que será o palco do Campeonato do Mundo de 2030, juntamente com Espanha e Portugal, está a tentar convencer Yamal a mudar de seleção.
O jornal afirmou mesmo que Yamal já tinha rejeitado uma proposta financeira para jogar por Marrocos.
"A Federação Real Marroquina confirma que o que foi afirmado neste artigo é falso e não se baseia em qualquer prova, uma vez que respeitámos as escolhas do jogador Lamine Yamal, tal como outros jogadores de origem marroquina que escolheram outras equipas", afirmou a federação marroquina em comunicado.
De acordo com as regras da FIFA, os jogadores podem mudar de seleção desde que tenham feito menos de três jogos por um país antes dos 21 anos e não tenham jogado por essa nação durante pelo menos três anos.
O extremo espanhol tornou-se o mais jovem marcador de golos da LaLiga, com 16 anos e 87 dias, ao marcar pelo Barcelona contra o Granada, no domingo.
Yamal, que em agosto estabeleceu o recorde de estreante mais jovem do Barcelona num jogo oficial, tornou-se o mais jovem internacional e marcador de sempre de Espanha, com 16 anos e 57 dias, quando se estreou contra a Geórgia numa partida de qualificação para o Euro-2024, em setembro.
Contra o Granada, marcou um golo nos descontos da primeira parte, quando o Barcelona, campeão da LaLiga, perdia por 0-2. A partida terminou empatada a dois golos.
Yamal bateu o recorde de Fabrice Olinga, do Málaga, que marcou contra o Celta de Vigo em 2012, com 16 anos e 98 dias.
Yamal disputou dois jogos com a Espanha, mas uma lesão manteve-o fora da atual convocatória, com a seleção espanhola a preparar-se para enfrentar a Escócia e a Noruega nas eliminatórias para o Euro-2024.