Fernando Pimenta entre os 13 canoístas nos Mundiais em busca de Paris 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fernando Pimenta entre os 13 canoístas nos Mundiais em busca de Paris 2024

Fernando Pimenta é a grande figura da comitiva portuguesa
Fernando Pimenta é a grande figura da comitiva portuguesaSL Benfica
O duplo medalhado olímpico Fernando Pimenta integra a lista de 13 canoístas da seleção de Portugal que, de 23 a 27 de agosto, disputa os mundiais de canoagem de Duisburgo, Alemanha, a principal prova de apuramento para Paris 2024.

O medalha de bronze em K1 1.000 em Tóquio 2020 e prata em K2 1.000 em Londres 2012, com Emanuel Silva, precisa de ficar nos seis melhores do mundo para garantir lugar nos Jogos, evitando assim a derradeira janela de oportunidade, para K1 e K2, na Hungria, em abril de 2024, na repescagem Europeia.

Se Pimenta tem, há vários anos, conseguido desempenhos sempre dentro de posições de qualificação, já que tem acumulado pódios mundiais, o K2 500 de João Ribeiro e Messias Baptista também tem revelado consistência assinalável, igualmente em posições entre os seis mais fortes do planeta.

A dupla integra ainda o K4 500, juntamente com Kevin Santos e Emanuel Silva, que procura classificar-se pela terceira vez consecutiva, depois do Rio2016 e Tóquio2020, sendo que, neste caso, o quarteto de Portugal, que foi finalista no Japão, não tem conseguido a mesma fiabilidade de resultados.

Teresa Portela pode atingir os seus quintos Jogos se se apurar em K1 500 ou K4 500, neste caso com as também olímpicas Francisca Laia e Joana Vasconcelos, às quais se junta Maria Rei.

Laia e Vasconcelos unem-se de novo no K2 500, em mais uma hipótese de serem bem-sucedidas.

No caso dos K4, classificam-se os 10 primeiros, desde que estejam representados quatro continentes, sendo que a Europa é onde residem as maiores potências da modalidade.

Nas canoas o êxito não se afigura tão fácil para as duplas Inês Penetra/Beatriz Fernandes, ainda bastante jovem, e Bruno Afonso/Marco Apura, ambos em C2 500 e com oito vagas.

Portugal apresenta igualmente uma equipa de três atletas nos mundiais de paracanoagem, com destaque para o experiente Norberto Mourão, bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em VL2.

Alex Santos, que também esteve no Japão, onde foi quinto, e Floriano Jesus procuram estar entre os seis primeiros em KL1, para assim irem aos Paralímpicos.

Provas dos portugueses para apuramento olímpico:

- 200 metros:

C1 Beatriz Fernandes

- 500 metros:

K1 Teresa Portela

K2 João Ribeiro/Messias Baptista

K2 Francisca Laia/Joana Vasconcelos

K4 João Ribeiro/Messias Baptista/Kevin Santos/Emanuel Silva

K4 Francisca Laia/Teresa Portela/Joana Vasconcelos/Maria Rei

C2 Bruno Afonso/Marco Apura

C2 Inês Penetra/Beatriz Fernandes

- 1.000 metros:

K1 Fernando Pimenta

C1 Marco Apura

Outras provas:

- 200 metros:

K1 Kevin Santos

- 500 metros:

K1 Fernando Pimenta

- 5.000 metros:

K1 Fernando Pimenta

K1 Maria Rei

Paracanoagem:

- 200 metros:

VL2 Norberto Mourão

KL1 Alex Santos

KL1 Floriano Jesus