FIFA segue exemplo da UEFA e levanta suspensão às seleções da Rússia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA segue exemplo da UEFA e levanta suspensão às seleções da Rússia

Rússia vai poder participar nas provas sub-17
Rússia vai poder participar nas provas sub-17UEFA
Tal como a federação europeia, o organismo que regula o futebol mundial vai passar a permitir a participação das equipas de menores de idade (até 17 anos). Não vão exibir qualquer símbolo associado ao país.

Já se esperava, mas a confirmação chegou na tarde desta quarta-feira. Após reunião do Conselho Executivo, o a FIFA anunciou que levantou a suspensão das seleções da Rússia de menores de idade.

Quer isto dizer que as equipas sub-17 masculina e feminina podem disputar o Mundial, caso se apurem. Esta suspensão é levantada mediante as seguintes condicionantes: vão jogar sob o nome de União de Futebol da Rússia, não se vai ouvir o hino e não vão usar o equipamento nacional, jogando com cores neutras.

Recorde-se que a FIFA tinha anunciado a suspensão das equipas russas a 28 de fevereiro, na sequência da invasão da Ucrânia por parte daquele país.

Mundial de futsal feminino

Outras das novidades que saiu é o nascimento do Mundial de futsal feminino. A edição inaugural vai acontecer em 2025, com 16 equipas. A UEFA vai ter quatro clubes, Ásia e América do Sul vão contar com três, África e América do Norte com duas e a Oceânia vai ter um representante. Existe ainda outra vaga para o país anfitrião, que será depois anunciado.

Mundial feminino sub-20

No que toca ao futebol feminino, a FIFA decidiu também alargar o Mundial sub-20, que em 2024 vai contar com 24 equipas em vez das habituais 16. A prova, recorde-se, será disputada entre 31 de agosto e 22 de setembro, na Colômbia.

Além das cafeteras vão marcar presença mais cinco seleções europeias, quatro da Ásia, África, América do Norte e América do Sul, mais duas da Oceânia.