Os líderes das candidaturas vão intensificar as conversações com o COI, apresentando planos e apoio estatal, com o órgão dirigente olímpico a decidir sobre os anfitriões de 2030 e 2034 na sua sessão de julho de 2024.
"O Conselho Executivo do COI convidou hoje o Comité Olímpico Nacional Francês e o Comité Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos para diálogos específicos com vista a acolher os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de inverno nos Alpes franceses e a edição de 2034 em Salt Lake City-Utah", disse o COI em comunicado.
"Vamos iniciar discussões mais pormenorizadas com as partes interessadas", disse Karl Stoss, chefe da comissão de futuros anfitriões do COI, numa conferência de imprensa.
"Eles têm agora de fazer o seu trabalho de casa. A decisão ainda não está tomada. O trabalho ainda não está terminado. Mas temos mais seis meses para tomar uma decisão", afirmou.
A candidatura francesa, que envolve as regiões de Auvergne-Rhone-Alpes e Provence-Alpes-Cote d'Azur, ganhou pontos pelo seu plano de realizar os Jogos em quatro grupos separados, bem como pelo seu forte apoio do setor público e privado, disse o COI.
Inicialmente, Salt Lake City queria candidatar-se aos Jogos de 2030, mas desistiu por estar demasiado perto dos Jogos de verão de 2028, em Los Angeles.
De acordo com o COI, o plano atual baseia-se apenas nas instalações existentes e não requer investimentos de capital significativos, baseando-se no trabalho dos Jogos de 2002.
Esta não é a primeira vez. nos últimos anos. que o COI procura segurança a longo prazo com uma dupla atribuição, tendo escolhido Paris para os Jogos de verão de 2024 e Los Angeles para a edição de 2028, em 2017.
A França também organizou os Jogos de inverno em 1924, em Chamonix, em 1968, em Grenoble, e em 1992, em Albertville.
A Suíça e a Suécia também manifestaram interesse em acolher os Jogos de 2030. Salt Lake City acolheu os Jogos Olímpicos de inverno de 2002.
A Suíça foi convidada a participar num "diálogo privilegiado" para os Jogos de inverno de 2038, com a candidatura a trabalhar com o COI até 2027, altura em que será tomada uma decisão sobre o anfitrião preferido.