Mais

França goleia Argentina... no mercado de valores

Mbappé é o jogador mais valioso da final: 160 milhões de euros
Mbappé é o jogador mais valioso da final: 160 milhões de eurosAFP
A final do Campeonato do Mundo está marcada para domingo, às 15:00 mas, se olharmos aos valores de mercado dos jogadores de França e Argentina, então os sul-americanos perdem... de goleada perante os franceses. São 385 os milhões que separam o valor de mercado das duas seleções.

Tendo por base a plataforma Transfermarkt, a França é uma seleção bem mais valiosa que a Argentina no que ao valor de mercado, jogador a jogador, diz respeito.

Os atletas da Argentina, todos juntos, valem 642,2 milhões de euros, bem longe dos 1030 milhões que vale o conjunto de Didier Deschamps.

Há dez jogadores franceses com um valor de mercado acima dos 50 milhões de euros, fasquia onde só quatro argentinos chegam.

Mbappé é arrasador

Sem surpresas, o jogador mais valioso da final de domingo é Kylian Mbappé, avançado do Paris Saint-Germain, que lidera a lista com um valor de 160 milhões de euros (chegou a valer 200 milhões em 2019), o dobro do companheiro que se segue, Tchouaméni, avaliado em 80 milhões. Seguem-se depois Coman, Dembélé e Koundé, todos eles valorizados acima dos 60 milhões de euros.

Curiosamente, dois dos jogadores mais utilizados por Didier Deschamps estão na cauda da tabela em termos de valor de mercado. Hugo Lloris vale apenas sete milhões e Olivier Giroud, avançado do Milan, está avaliado em apenas quatro milhões de euros.

Messi não é o mais valioso

Do lado da Argentina, Lionel Messi, a grande figura da equipa, não é, do ponto de vista do mercado, o jogador mais valioso da seleção orientada por Lionel Scaloni, muito por força da idade. Messi tem um valor de mercado de 50 milhões, já longe dos 180 milhões que valia em 2018.

Lautaro Martínez é o mais valioso da Argentina, avaliado em 75 milhões de euros, enquanto que a grande sensação até agora, Julián Álvarez, está apenas avaliado em 32 milhões. No top 5 argentino estão ainda Romero, que vale 55 milhões, Lisandro Martínez, com um valor de 50 e Correa, a fechar a lista, com 40 milhões de euros de valorização.

Para encontrar o grande herói dos quartos de final, o guarda-redes Emiliano Martínez, temos de descer até à 12.ª posição desta tabela particular, uma vez que o guardião do Aston Villa está avaliado em 25 milhões de euros.

As equipas mais valiosas do Mundial

Os números valem o que valem, sobretudo quando percebemos que as duas seleções mais valiosas do Mundial não chegaram sequer às meias-finais: Inglaterra (1260 milhões) e Brasil (1140 milhões). A Alemanha, avaliada em 885,5, a Espanha (877 milhões) e Portugal (865) ficaram também com um rendimento no Catar aquém do esperado.

Do lado oposto temos Marrocos e Croácia. A seleção africana, com um valor total de apenas 241,1 milhões de euros, fez história e chegou às meias-finais, tal como os croatas, cuja avaliação conjunta está nos 377 milhões de euros.