Suécia proíbe entrada de sacos em grandes eventos desportivos devido aos atentados terroristas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Suécia proíbe entrada de sacos em grandes eventos desportivos devido aos atentados terroristas

O próximo jogo na Friends Arena, em Estocolmo, será disputado sem qualquer bagagem dos adeptos
O próximo jogo na Friends Arena, em Estocolmo, será disputado sem qualquer bagagem dos adeptosAFP
A partir desta quarta-feira, já não é possível levar um saco para um grande evento desportivo na Suécia.

Esta proibição inclui os sacos de mão e vigora por tempo indeterminado, até nova ordem.

A proibição surge depois de o nível de terror na Suécia ter sido elevado devido a ameaças na sequência do ataque terrorista na Bélgica, onde dois adeptos de futebol suecos foram baleados e mortos em Bruxelas.

"É no contexto da atual situação de segurança que decidimos introduzir uma proibição de sacos em todos os grandes eventos desportivos a partir de hoje. Isto deve-se ao facto de o nível de ameaça terrorista estar agora no nível quatro", disse o secretário de imprensa da polícia, Buster Mirow, à agência noticiosa TT sobre a escala, que vai de um a cinco.

Até agora, apenas os sacos de grandes dimensões eram proibidos, mas os sacos mais pequenos e as malas de mão estão agora também incluídos.

O Svensk Elitfotboll (SEF), responsável pela Allsvenskan, principal liga de futebol sueca, proíbe todos os sacos, independentemente do tamanho.

"Não há qualquer dúvida da nossa parte. Se uma diretiva chega, temos de a seguir. Vai significar muito mais trabalho para os clubes, mas se o nível de terror for quatro, não há dúvida. É um dado adquirido", disse o secretário-geral do SEF, Johan Lindvall, ao Expressen.

Os dois suecos mortos em Bruxelas foram assassinados antes de um jogo de qualificação para o Campeonato da Europa, entre a Bélgica e a Suécia, que chegou a disputar-se durante os primeiros 45 minutos, antes de o jogo ser adiado e depois cancelado.