Mais

NFL: Los Angeles Chargers surpreendem Kansas City Chiefs em São Paulo (27-21)

Quentin Johnston, dos Los Angeles Chargers, corre com a bola enquanto é agarrado por Jaden Hicks, dos Kansas City Chiefs
Quentin Johnston, dos Los Angeles Chargers, corre com a bola enquanto é agarrado por Jaden Hicks, dos Kansas City ChiefsALEXANDRE SCHNEIDER / Getty Images South America / Getty Images via AFP
Justin Herbert superou Patrick Mahomes e liderou os Los Angeles Chargers a uma vitória surpreendente por 27-21 sobre os Kansas City Chiefs na NFL, em São Paulo, esta sexta-feira.

Recorde as incidências da partida

Herbert lançou para 318 jardas e três touchdowns. Somou ainda 32 jardas em corrida, incluindo 19 num first down decisivo perto do fim que selou o triunfo contra uma equipa dos Chiefs conhecida pela sua capacidade de recuperação.

Mas Mahomes não conseguiu aplicar a sua habitual magia perante uma multidão entusiástica na Arena Corinthians, com capacidade para 49 mil pessoas, onde a NFL regressou pelo segundo ano consecutivo para o primeiro jogo da International Series.

Herbert encontrou Quentin Johnston num passe de 23 jardas para touchdown que colocou os Chargers a vencer por 27-18 a 5:02 do fim.

Um field goal de 27 jardas de Harrison Butker reduziu a diferença para 27-21 a 2:34 do fim, mas foi a última oportunidade dos Chiefs, já que os Chargers transformaram a sua última posse de bola numa marcha vitoriosa.

“De qualquer forma, tínhamos de fazer a jogada”, disse Herbert.

“É isso que treinámos e de que falámos, e no fim do dia foi uma jogada divertida. Conseguimos avançar e conquistar a vitória".

Foi um início complicado para os Chiefs numa época de 2025 em que ambicionam regressar ao Super Bowl pela quarta vez consecutiva – e recuperar o título, depois de os Philadelphia Eagles terem terminado o seu reinado de duas épocas em fevereiro.

Na época passada, os Chargers terminaram em segundo lugar atrás dos Chiefs na divisão AFC West, mas caíram na ronda de wild card dos playoffs.

“Foi apenas mais um jogo para nós”, disse Herbert.

“Viemos aqui, executámos, fizemos o que tínhamos de fazer".

Mahomes lançou para 258 jardas e um touchdown e ainda correu para outro, mas os Kansas City nunca estiveram em vantagem.

A equipa sofreu um duro revés logo no primeiro drive, quando o talentoso wide receiver de segundo ano, Xavier Worthy, foi forçado a abandonar o jogo devido a uma lesão no ombro após colidir com o colega Travis Kelce.

De seguida, os Chargers avançaram 68 jardas em sete jogadas, numa série finalizada com um passe de cinco jardas de Herbert para Johnston que resultou em touchdown.

Ataque dos Chiefs em dificuldades

O ataque dos Chiefs revelou-se ineficaz, somando apenas 33 jardas totais no primeiro período, com três punts e apenas dois first downs.

Os Chargers aumentaram a vantagem para 10-0 com um field goal de 39 jardas de Cameron Dicker, a 13:47 do segundo período.

Na posse seguinte, Mahomes comandou uma série de 16 jogadas e 49 jardas, concluída com um field goal de 35 jardas de Butker.

Duas conversões em quarta descida mantiveram o drive vivo, mas as esperanças de touchdown de Kansas City caíram por terra quando Mahomes sofreu um sack de Daiyan Henley em terceira para golo.

Alguns erros dos Chargers ainda deram aos Chiefs mais uma oportunidade com 45 segundos para jogar na primeira parte.

A equipa conseguiu um drive rápido, concluído com um field goal de 59 jardas de Butker que reduziu a desvantagem ao intervalo para 13-6.

Mahomes correu 11 jardas para touchdown no início do terceiro período, mas Butker falhou o extra point, deixando os Chiefs atrás por 13-12.

Herbert respondeu encontrando Keenan Allen para touchdown, ampliando a vantagem de Los Angeles para 20-12. Kansas City ainda reduziu para dois pontos com um touchdown de 37 jardas de Travis Kelce após receção e corrida, mas não conseguiu completar a reviravolta.

Foi uma noite festiva, que incluiu uma versão com toques de jazz do hino nacional dos EUA e um espetáculo de intervalo da estrela colombiana Karol G, com a presença de figuras como o futebolista brasileiro Neymar e o tricampeão mundial de surf Gabriel Medina.

O jogo foi transmitido globalmente no YouTube, parte da estratégia da NFL, que arrecadou 23 mil milhões de dólares em receitas no ano passado, para expandir a sua presença internacional.

Nesta época, a liga vai realizar sete jogos fora dos Estados Unidos, com partidas em Dublin, Londres, Berlim e Madrid, além de São Paulo. Melbourne será incluída em 2026.

Acompanhe a primeira semana da NFL no Flashscore