A decisão da Bundesliga passa por dois super-talentos: Musiala e Wirtz em confronto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A decisão da Bundesliga passa por dois super-talentos: Musiala e Wirtz em confronto

Florian Wirtz e Jamal Musiala num duelo direto.
Florian Wirtz e Jamal Musiala num duelo direto.Profimedia
São considerados as maiores promessas do futebol alemão: Jamal Musiala e Florian Wirtz são os protagonistas do jogo mais importante. Bayer Leverkusen e Bayern Munique discutem o primeiro golo da Bundesliga

Quando Rudi Völler falou recentemente sobre Jamal MusialaFlorian Wirtz, os olhos brilharam. "Eles são definitivamente os dois maiores talentos que temos na Alemanha. É maravilhoso ver os dois", disse o diretor desportivo da DFB no BR.

Wirtz faz "apresentações maravilhosas" semana após semana em Leverkusen, enquanto Musiala está sempre fazendo "jogos excepcionais" no Bayern.

Jamal Musiala e Florian Wirtz são considerados há muito tempo as duas maiores promessas do futebol alemão. Com o objetivo de disputar o Campeonato Europeu em casa no verão, muitas esperanças estão depositadas na dupla altamente talentosa. Mas antes disso, os dois jovens de 20 anos estarão no centro das atenções na Bundesliga, no sábado, quando o Bayer Leverkusen tentará defender a liderança da tabela em casa contra o Bayern.

Wirtz e Musiala são companheiros de equipa na seleção alemã.
Wirtz e Musiala são companheiros de equipa na seleção alemã.Profimedia

Muito vai depender da diferença entre os jogadores Wirtz e Musiala. Qual dos dois jovens craques, tecnicamente dotados, conseguirá impor a sua marca no futebol de topo? Quem conduzirá a  equipa ao sucesso com uma ou duas jogadas geniais? Wirtz é considerado o"mestre dos passes difíceis" no ataque.A Bundesliga já contabilizou 349 para o "pé mágico" esta época. O "Magic Musiala", por outro lado, é elogiado como um"criador de jogadas versátil" e um"artista do drible" que completa com sucesso 64,4% das suas jogadas individuais.

Este facto também merece o respeito de Wirtz: "Não há muitos jogadores no mundo que consigam driblar como ele. Admiro os seus movimentos. O Jamal tem um estilo muito próprio". Tal como o próprio Wirtz, cujo irresistível golo individual contra o Friburgo foi eleito "Golo do Ano" em 2023.

A comparação entre ambos
A comparação entre ambosOpta by Stats Perform, AFP

Não é apenas por causa de cenas tão únicas que se espera que ambos tenham uma carreira global. De acordo com o Flashscore, o valor de mercado de Musiala já está em 112,3 milhões de euros, enquanto Wirtz vale 100 milhões. No entanto, os principais clubes europeus há muito que têm os dois internacionais alemães no seu radar.

Mas, neste momento,"tudo está centrado no facto de Florian jogar no Leverkusen na próxima época", disse Hans-Joachim Wirtz, pai e conselheiro, recentemente na Sky. O contrato do seu filho vai até 2027, enquanto o de Musiala em Munique vai até 2026.

"É claro que vamos atingir o limite máximo", sublinhou o diretor executivo Jan-Christian Dreesen no DAZN. Mas não há "absolutamente nenhuma razão para nos precipitarmos. Vamos discutir isto calmamente com ele, e acredito que vai acabar bem".

Depois de muitas desilusões, o Euro-2024 também deverá terminar bem para a Alemanha - com Musiala e Wirtz nos papéis principais. Ele havia "lido que muitos diriam que não é possível que os dois joguem. Acho que é uma ideia muito boa", já tinha anunciado o selecionador nacional Julian Nagelsmann quando assumiu o cargo no outono passado, acrescentando:"Se ambos estiverem saudáveis, vou certamente usar esta boa ideia para jogar com os dois".

Musiala dá-se muito bem com Florian Wirtz.
Musiala dá-se muito bem com Florian Wirtz.Profimedia

Especialmente porque os dois grandes talentos se dão muito bem dentro e fora do campo. "Flo e eu temos uma boa relação, somos da mesma idade e bons amigos", diz Musiala,"sempre nos divertimos juntos em campo. Gosto de jogar com ele". Mesmo que os dois sejam de tipos diferentes. Wirtz - que tem nove irmãos - é um pouco mais extrovertido. Musiala é um contemporâneo mais tranquilo.

No entanto, o natural de Munique, que cresceu em Inglaterra, tem algumas vantagens sobre o seu colega do Bayer, pelo menos em termos desportivos: Musiala já conquistou 10 títulos com o campeão em título na sua curta carreira e jogou 28 vezes na Liga dos Campeões. Wirtz, por outro lado, "apenas" conquistou o título de campeão europeu com os sub-21 e ainda está à espera da sua estreia na principal prova continental. Nada disso terá importância no confronto de sábado. Ambos querem brilhar diante de Nagelsmann e do mundo do futebol.