Beckenbauer morreu a 7 de janeiro na cidade austríaca de Salzburgo, aos 78 anos, e foi enterrado em Munique cinco dias depois, numa cerimónia em que participaram amigos e familiares
A comemoração de sexta-feira, que terá lugar no estádio do Bayern de Munique, o clube ao qual Beckenbauer ficará para sempre associado, dará ao público a oportunidade de se despedir.
São esperadas milhares de pessoas na cerimónia, incluindo o chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente Frank-Walter Steinmeier, o primeiro-ministro bávaro Markus Soeder e o presidente honorário do Bayern, Uli Hoeness, que jogou ao lado de Beckenbauer nas décadas de 1960 e 1970.
Os dois trabalharam lado a lado e transformaram o clube no mais rico e influente da Alemanha.
O mundo do futebol também estará presente, incluindo representantes dos gigantes europeus Real Madrid e Barcelona.
Os antigos companheiros de equipa de Beckenbauer, Paul Breitner, Guenter Netzer, Wolfgang Overath e Rainer Bonhof, bem como vários jogadores que treinou para o Campeonato do Mundo de 1990, estarão presentes.
Lothar Matthaeus, Andreas Brehme, Klaus Augenthaler, Pierre Littbarski, Guido Buchwald, Olaf Thon, Rudi Völler e Karlheinz Riedle são esperados nas bancadas.
Os antigos treinadores da equipa de Munique Hansi Flick, Julian Nagelsmann, Felix Magath e Niko Kovac também prestarão a sua homenagem.
A casa que Franz construiu
Além de estar entre os maiores estádios da Alemanha, a escolha do local é apropriada devido ao papel central que Beckenbauer desempenhou na criação da arena, uma vez que o Bayern mudou-se do Estádio Olímpico para o Allianz durante a presidência de Beckenbauer.
Apesar da história do Bayern no local, a mudança para o norte do estádio construído para os Jogos Olímpicos de 1972 para uma arena moderna e de classe mundial foi um passo importante para garantir o futuro do Bayern como um dos clubes mais poderosos da Europa.
O Bayern ganhou dois dos seus seis títulos da Liga dos Campeões desde que se mudou para o estádio, enquanto o clube está atualmente numa sequência de 11 títulos consecutivos da Bundesliga.
O impacto de Beckenbauer como administrador reflecte o seu sucesso como jogador e treinador.
Nascido em Munique, Beckenbauer ajudou o Bayern, então a segunda equipa da cidade, atrás do rival 1860, a ser promovido à Bundesliga pela primeira vez.
A partir daí, Beckenbauer ganhou a Bundesliga e a Taça da Alemanha em Munique, seguidos de três Taças dos Campeões Europeus consecutivas, que antecedeu a Liga dos Campeões.
A nível internacional, ganhou Campeonatos do Mundo como jogador e como treinador. Foi reconhecido como o melhor jogador do mundo ao ganhar a Bola de Ouro duas vezes, em 1972 e 1976.