Bundesliga: Bayern vence em Colónia (2-1) e é campeão após queda do Dortmund em casa (2-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga: Bayern vence em Colónia (2-1) e é campeão após queda do Dortmund em casa (2-2)
Coman fez o primeiro do Bayern
Coman fez o primeiro do Bayern
AFP
O emblema comandado por Edin Terzic tinha tudo para acabar com o domínio bávaro, mas acabou com uma tarde por fazer um jogo para esquecer e empatou com o Mainz (2-2). Um golo de Musiala, aos 89 minutos garantiu o 11.º título consecutivo para o Bayern. Raphael Guerreiro marcou, mas João Cancelo acabou a festejar o título

Drama, golos, risos e choro. A última jornada da Bundesliga teve todos os ingredientes que um adepto pode esperar. Com a luta pelo título indefinida e os lugares de despromoção ainda por decidir, durante 90 minutos a Alemanha parou para assistir, a roer as unhas, ao canto do cisne de um campeonato que, após muita expectativa, terminou como os 10 anteriores.... o Bayern campeão.

O topo da Bundesliga
Flashscore

À entrada para esta jornada, o Dortmund alimentava o sonho de toda uma cidade que uma década depois queria voltar a festejar um título. A tarefa parecia simples: vencer o Mainz e a festa ia fazer-se no Signal Iduna Park lotado, o rosto vísivel de uma cidade engalanada de amarelo para uma celebração que não aconteceu.

Cedo se percebeu que este não ia ser o dia do Dortmund. Aos 15 minutos, o conjunto da casa já perdia por 0-1, com Hanche-Olsen a colocar o Mainz em vantagem e a silenciar um dos estádios mais barulhentos da Europa. Para piorar as coisas, o Bayern já vencia desde os oito minutos, graças a Coman.

Aos 19 minutos, a alegria voltou... por momentos. Penálti assinaldo e Haller a vestir a capa de super-herói para devolver a esperança aos adeptos, mas teve de a despir quase de imediato. Dahmen atirou-se para esquerda e segurou o remate do avançado costa-marfinense, fadado a ser uma das figuras desta Bundesliga, no melhor e no pior.

Para piorar as coisas, Onisiwo (24 minutos) dilatou a vantagem do Mainz e o sonho transformou-se em pesadelo. O título escapava e nem mesmo o golo de Raphael Guerreiro ajudava.

O empate do Colónia ainda devolveu uma alegria que acabou aos 89 minutos, quando Musiala voltou a colocar o Bayern em vantagem, com um remate à entrada da área. O título ia mesmo ficar na Baviera, depois de uma semana inteira em que pareceu possível acabar com o maior monopólio dos cinco principais campeonatos da Europa.

O golo de Sule, aos 90+6 minutos) não foi mais do que uma consolação de um Dortmund que acabou no relvado em lágrimas. A festa transformou-se em tristeza numa Bundesliga em que são 11 contra 11 e no final… ganha o Bayern.

Após uma época com uma instabilidade fora do normal, dentro e fora de campo, Bayern somou o 33.º título da história, muito à frente do Nuremberga (nove) e Dortmund (oito).

Estreia milionária

Os resultados da última jornada
Flashscore

O título foi o principal foco, mas ainda havia muito por decidir na Bundesliga. No acesso à Liga dos Campeões, o Union Berlim continuou o crescimento e assegurou o quarto lugar, o último de acesso â prova milionária.

Com Diogo Leite a titular, a equipa da capital venceu o Werder Bremen (1-0), com um golo de Rani Khedira, aos 81 minutos. Ficou à frente do Friburgo, derrotado pelo Eintracht Frankfurt (1-2). O conjunto de Christian Streich vai disputar a fase de grupos da Liga Europa.

Apesar da derrota sofrida diante do Bochum, o Bayer Leverkusen beneficiou do desaire do Woflsburg com o já despromovido Hertha Berlim (1-2) e subiu ao sexto posto, que dá acesso à Liga Conferência.

Na luta pela despromoção, o Schalke perdeu com o RB Leizpig e vai regressar ao segundo escalão. O Estugarda, com Tiago Tomás a sair do banco, empatou com o Hoffenheim e vai disputar o play-off de manutenção.

A classificação da Bundesliga
Flashscore