Mais

Cartão vermelho por... fumar no estádio: Friburgo disciplina os adeptos

Friburgo resolveu ser criativo no combate do tabagismo dentro do estádio
Friburgo resolveu ser criativo no combate do tabagismo dentro do estádioSC Freiburg

Um steward de um estádio pode mostrar um cartão amarelo a um adepto por acender um cigarro na bancada. As infrações repetidas podem resultar num vermelho, o que - tal como no relvado - significa ter de abandonar o recinto. Esta é a forma encontrada pelo Friburgo, da Alemanha, para combater o tabagismo no estádio.

Como em muitos outros locais, os estádios alemães estão sujeitos a uma proibição de fumar. Não existe uma regulamentação uniforme em todo o país, mas é consensual que os produtos do tabaco não são bem-vindos nas bancadas e nas casas de banho.

Os clubes de futebol designam frequentemente zonas para os adeptos, onde estes podem fumar tranquilamente sem incomodar os outros.

A falta de regulamentação específica a nível nacional deixou espaço para a criatividade das autoridades do Friburgo, onde fumar nas bancadas é proibido pelos regulamentos do estádio. A aplicação da lei é heterogénea, razão pela qual o clube de futebol anunciou que os adeptos que fumem no público verão os seus cartões, tal como os jogadores em campo.

Um adepto admoestado por um comissário de estádio pode ver um cartão vermelho se for apanhado a fumar novamente. O adepto será então expulso do recinto.

Como salienta o clube, o que está em causa é a saúde e o conforto das pessoas que não querem inalar o fumo do tabaco.

"Não há praticamente nenhuma forma de escapar ao fumo, especialmente nos sectores das bancadas", escreve o Friburgo, sublinhando que cada adepto está atribuído ao seu lugar e não pode mudar de local.

A medida visa sobretudo dissuadir os fumadores de acenderem o cigarro fora das zonas destinadas, que se encontram em todo o Estádio Europa-Park. Em Friburgo, espera-se que o aviso, por si só, faça com que os fumadores respeitem as regras do estádio.