Mais

Chegar e ser titular: Grimaldo encanta no flanco esquerdo do Leverkusen

Grimaldo durante o jogo contra o Darmstadt, a 2 de setembro.
Grimaldo durante o jogo contra o Darmstadt, a 2 de setembro.Profimedia
Tendo chegado do Benfica depois de terminado contrato com as águias, Alejandro Grimaldo descobriu um novo ambiente e, acima de tudo, uma nova liga. Mas não precisou de muito tempo para se adaptar, pois já parece confortável no seu papel de lateral-esquerdo para a versão 2023/24 do Bayer Leverkusen.

Com a saída de Mitchel Bakker para a Atalanta e de Daley Sinkgraven para o Las Palmas, Alejandro Grimaldo teve imediatamente a oportunidade de se afirmar na sua posição. Há várias temporadas, o Bayer Leverkusen vem sentindo falta de algo, e o jogador formado em La Masia pode muito bem preencher essa lacuna.

Titular indiscutível, o novo camisa 20 da Werkself tem tudo para se tornar uma referência no clube. Desde o início da temporada, o espanhol jogou todos os minutos possíveis em todas as competições e está no caminho certo, com mais de 86% de passes certos. Contra o Bayern de Munique,  nesta sexta-feira à noite, terá a oportunidade de disputar o primeiro grande jogo com a camisola do Leverkusen.

Com duas assistências em quatro jogos (uma na Taça da Alemanha), Alex Grimaldo já mostrou ser uma figura decisiva. Este é um fator importante para a equipa de Xabi Alonso, que já está a conseguir envolver todos os seus jogadores no seu plano de jogo. A liderar a Bundesliga antes de se deslocar à Allianz Arena para esta quarta jornada, o Bayer Leverkusen é uma das atracções do início de época na Europa.

Os números de Grimaldo
Os números de GrimaldoOpta by Stats Perform, Bayer 04 Leverkusen

Jogadas espetaculares, golos e uma identidade no jogo - era tudo o que os adeptos precisavam. E, apesar de o clube nunca ter vencido o campeonato alemão, muitos começam a sonhar.

O compatriota do ex-jogador do Real Madrid, Grimaldo, tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no ataque da sua equipa. Com 360 minutos jogados entre a Taça da Alemanha e a Bundesliga, o esquerdino de 27 anos já deve estar satisfeito com a sua escolha. Na verdade, a decisão não foi necessariamente um dado adquirido, pois jogar no Benfica era uma realidade diferente.

Na verdade, Xabi Alonso utilizou-o como lateral-esquerdo numa defesa a quatro na Taça, a 12 de agosto, antes de mudar o plano de jogo no início do campeonato contra o RB Leipzig. O treinador, que chegou em outubro de 2022, decidiu passar para uma defesa de cinco elementos. Assim, Grimaldo passou a ser ter todo o corredor esquerdo, algo que não estava a fazer sempre em Portugal. Com Jérémie Frimpong à direita, a garantia de um ataque muito interessante para o Werkself. Acima de tudo, o espanhol deverá poder exprimir plenamente as suas qualidades. Vimos isso no jogo contra o Borussia Mönchengladbach, onde ele esteve particularmente bem.

As notas dos jogadores do Leverkusen
As notas dos jogadores do LeverkusenFlashscore

Grimaldo participou no jogo amigável durante a pausa internacional na semana passada, e o seu treinador manteve a sua formação 3-4-2-1. O que significa que é isso que devemos ver nesta sexta-feira à noite.

E há que dizer uma coisa: neste sistema, o ex-Benficaestá mais livre defensivamente. Pelo menos, tem menos trabalho quando a sua equipa não tem a bola, sobretudo em transição. Isto deverá funcionar bem durante a época, quando o Leverkusen defrontar equipas pouco dominantes. Contra o Bayern, no entanto, a história deve ser diferente. Será muito interessante ver como a equipa de Xabi Alonso se comporta contra um adversário assim.