Continua o litígio sobre os direitos televisivos na Alemanha: DAZN acusa DFL de "calúnia"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Continua o litígio sobre os direitos televisivos na Alemanha: DAZN acusa DFL de "calúnia"

DAZN tenta deter direitos da Bundesliga a partir da época 2025/26
DAZN tenta deter direitos da Bundesliga a partir da época 2025/26Profimedia
O prestador de serviços de streaming DAZN agravou o diferendo aberto com a Liga Alemã de Futebol sobre a atribuição de direitos de transmissão. Numa carta dirigida aos 36 clubes da Bundesliga, a DAZN acusou a DFL de "calúnia", que o fornecedor de streaming "refuta veementemente".

A DFL escreveu aos clubes na sexta-feira, acusando a DAZN de "deturpar deliberadamente factos, fazer abreviaturas e tentar enganar o público".

A associação da liga chegou à conclusão de que o fornecedor de streaming estava a agir desta forma para "abrir uma brecha na liga e semear a dúvida de que as pessoas que atuam nos comités e na direção estão a agir exclusivamente no interesse da Bundesliga e da Bundesliga 2".

A DAZN, por seu turno, rejeitou esta alegação. Na carta da direção da DFL, "cria-se a impressão de que a DAZN causou deliberadamente incumprimentos maciços de pagamento aos 36 clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2", escreveu a DAZN aos clubes da Bundesliga: "Declaramos: isto é falso".

Devido ao litígio com a DAZN, a DFL suspendeu, em meados de abril, o leilão dos direitos de transmissão em língua alemã para as quatro épocas, de 2025/26 a 2028/29.

A DAZN tinha ameaçado publicamente com um litígio legal de "anos" e voltou a confirmar que "já foram tomadas medidas legais para pôr fim a tudo isto e foi enviada uma carta de aviso à direção da DFL", mas é "particularmente importante que a empresa vos contacte, os clubes, e explique a situação na íntegra".

Pagamentos em falta levantam questões

No âmbito da atribuição dos direitos de transmissão da Bundesliga, surgiu um litígio entre a DAZN e a DFL. O litígio diz respeito ao pacote de direitos B, que inclui os jogos de sábado da Bundesliga, às 14:30, bem como os jogos individuais das sextas-feiras à noite e o play-off de despromoção.

A empresa sente-se prejudicada pelo facto de a sua proposta para este pacote de direitos ter sido rejeitada, apesar de ser "a mais atraente e convincente do ponto de vista financeiro".

A DFL informou recentemente os clubes de que teriam de contar com perdas financeiras devido à falta de pagamentos dos parceiros de media. A DAZN não foi explicitamente citada, mas a empresa admitiu que "contactou a direção da DFL" para "ajustar as condições de pagamento especificamente para as prestações de março e abril e agendá-las para dezembro".

Trata-se de um "procedimento normal na gestão do capital de exploração entre parceiros comerciais, especialmente para empresas que operam a nível mundial, como a DAZN, com receitas na ordem dos milhares de milhões".

"Tanto quanto sabemos, a DFL também adiou os pagamentos a outros parceiros", acrescentou a DAZN.