Do fracasso do Colónia ao recorde de golos: como Guirassy tornou-se na estrela do Estugarda

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do fracasso do Colónia ao recorde de golos: como Guirassy tornou-se na estrela do Estugarda

Serhou Guirassy bateu um recorde que estava na posse de Lewandowski
Serhou Guirassy bateu um recorde que estava na posse de LewandowskiAFP
No passado fim de semana, o avançado francês Serhou Guirassy fez história, ao bater um recorde da Bundesliga que pertencia até então a Robert Lewandowski. O atacante de 27 anos do Estugarda está em alta, mas há poucos anos ganhou uma alcunha infeliz em outro clube alemão, uma alcunha que enfatizava o quanto ele não era eficaz à frente da baliza.

Quando o Colónia foi despromovido em 2018, terminando em último lugar na Bundesliga, isso deveu-se em parte a uma época de pesadelo para Serhou Guirassy, então com 22 anos. O avançado de origem francesa e pais guineenses não conseguiu encontrar o fundo das redes em Colónia.

A situação era tão má que os adeptos locais o apelidaram de "Chancentod", a morte das oportunidades. A situação não era das mais fáceis para um jovem atacante francês relativamente inexperiente.

Guirassy assumiu as rédeas de Anthony Modeste, o avançado oito anos mais velho e bem-sucedido que na época 2016/2017 marcou golos como se fosse a coisa mais fácil do mundo. 27 golos em 37 jogos levaram o Colónia ao futebol europeu com um quinto lugar na Bundesliga, mas no mesmo verão Modeste foi vendido para a China por uma boa quantia de dinheiro. 

Guirassy não estava preparado para continuar com o pesado legado. O francês, que agora representa a seleção da Guiné, chegou mesmo a ser despromovido para a segunda equipa do clube em várias ocasiões.

Hoje, a situação é completamente diferente para o atacante de 27 anos. Quando Guirassy precisou de apenas 15 minutos para marcar um hat-trick contra Joakim Mæhle, Jonas Wind e o resto da equipa do Wolfsburgo, no passado sábado, o avançado estabeleceu um novo recorde da Bundesliga para o maior número de golos nos primeiros sete jogos da temporada. 13 golos no total, mais dois do que o anterior detentor do recorde, Robert Lewandowski, conseguiu em sete jogos.

Os números de Guirassy
Os números de GuirassyFlashscore

Não é de admirar que os adeptos do Colónia não reconheçam o avançado fisicamente imponente, mas depois do fracasso no Die Geißböcke, Guirassy não tem experimentado muito mais do que o sucesso, mesmo que tenha sofrido outra despromoção.

Guirassy experimentou a despromoção em questão Amiens SC, de França, ao qual se juntou na janela de transferências de inverno de 2019, depois de mais uma meia época fraca no Colónia, desta vez na 2.ª Bundesliga. E apesar de Guirassy não ter sido exatamente uma bomba nos seus primeiros seis meses no Amiens, o clube francês viu claramente potencial nele. 

No verão de 2019, para grande surpresa dos adeptos do Colónia, o Amiens pagou 6 milhões de euros pelo avançado que, em 13 jogos pelo Amiens, marcou apenas três golos nos seus primeiros seis meses no clube. Na temporada seguinte, porém, Guirassy finalmente atingiu a forma que o Colónia esperava.

Nove golos na Ligue 1 em 23 jogos, por um Amiens em dificuldades, que acabou por ser despromovido. Embora Guirassy não tenha conseguido evitar outra despromoção no seu currículo, o desempenho foi suficiente para o Stade Rennais FC triplicar o preço de compra do Amiens em 2019 e trazer Guirassy por 16 milhões de euros.

O sucesso continuou no Rennes e, na época passada, outro clube alemão chamou Guirassy, quando o Estugarda o contratou por empréstimo. Um empréstimo em que o agora avançado internacional guineense marcou uma média de um golo em cada dois jogos, 11 em 22, o suficiente para garantir ao Estugarda mais uma época na principal liga alemã.

Felizmente para o Schwaben, havia uma opção de compra do avançado, e o clube do sul da Alemanha exerceu- no final de maio, resultando nm acordo de três anos entre o Estugarda e Guirassy. Um negócio que já rendeu frutos no início da atual temporada. 

Dois hat-tricks, um mais impressionante do que o outro, o recorde da Bundesliga para o maior número de golos marcados nos primeiros sete jogos da época, contribuindo fortemente para que o Estugarda ocupe atualmente um fenomenal segundo lugar na Bundesliga, apenas ultrapassado pela forte equipa do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso.

A classificação do Estugarda na Bundesliga
A classificação do Estugarda na BundesligaFlashscore

O Colónia pode estar a perguntar-se como é que um avançado que bateu recordes estava tão em baixo de forma há cinco anos, mas em Estugarda, o presidente Alexander Wehrle e o treinador Sebastian Hoeneß não querem saber do passado do avançado, porque com Guirassy no auge da sua forma atual, não se sabe até que ponto a equipa da Suábia estará no topo da tabela no final da época.