Florian Wirtz é o futuro do Leverkusen

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Florian Wirtz é o futuro do Leverkusen
Florian Wirtz é talvez o maior talento da Bundesliga alemã.
Florian Wirtz é talvez o maior talento da Bundesliga alemã.AFP
Florian Wirtz abriu o champanhe, ergueu a taça de cartão para o céu e pegou no microfone - mas primeiro foram os adeptos que tiveram a palavra. "Deus do futebol, Deus do futebol", gritaram, eles que entraram em êxtase no relvado. O seu menino de ouro, no camarote, agradeceu-lhes e cantou com olhos brilhantes sobre "a melhor equipa da Alemanha".

O Bayer, garantiu Xabi Alonso, está longe de estar satisfeito."Queremos mais", gritou o bem-sucedido treinador aos adeptos: "O troféu - e a Liga Europa!" Mas, antes disso, o primeiro campeonato dos 120 anos de história do clube foi "saboreado" e festejado. O "Rei Xabi I da Alemanha", como a imprensa especializada espanhola coroou Alonso, deu a ordem para festejar:"Muita cerveja, cerveja alemã", e Wirtz, o "mágico de Pulheim" (El Mundo Deportivo), estava mesmo na linha da frente.

Wirtz marcou um hat-trick no jogo da consagração
Wirtz marcou um hat-trick no jogo da consagraçãoAFP

A festa "não tinha fim", disse o jovem de 20 anos. A segunda-feira é livre de treinos, "para que cada um possa decidir quanto tempo quer". E mesmo o habitualmente reservado Wirtz não impôs limites a si próprio ."Vamos ver, talvez um pouco", disse ele: "Quinta-feira é a Liga Europa novamente, agora é hora de comemorar".

Wirtz: desinibido de forma invulgar

O diretor desportivo Simon Rolfes não soube dizer quanto tempo durou a festa no programa matinal da ZDF, "porque os jogadores foram embora". Só haverá uma festa organizada pelo clube após o final da época."Ainda temos objetivos pela frente, foi um pouco espontâneo, mas estas são muitas vezes as melhores celebrações", disse Rolfes, acrescentando que Wirtz "cantou e falou mais do que às vezes no balneário".

Agora, o melhor jogador da temporada está a perseguir o triplete com o Bayer, o grande "sonho" - e com ele o título de melhor jogador do mundo? Na vitória sobre o Werder Bremen, ele provou mais uma vez que é um jogador de classe. Wirtz só entrou em campo no segundo tempo - mas logo se destacou. Com o seu primeiro hat-trick da carreira (68, 83 e 90 minutos), ele destacou-se na coroação do campeonato do Leverkusen.

Com 17 golos e 18 assistências em 41 jogos, Wirtz combina técnica, inteligência e facilidade: "Esta combinação - não temos cinco destas no mundo neste momento", disse o antigo treinador Reiner Calmund, e o recordista internacional Lothar Matthäus foi ainda mais longe.

O Werkself lembrava-lhe "um pouco o Barcelona na forma de jogar", a lendária equipa de Pep Guardiola - e Wirtz o campeão do mundo Lionel Messi, oito vezes vencedor da Bola de Ouro. Não há palavras para descrever esta "época perfeita" (Matthäus), com 43 jogos de competição sem derrotas (um recorde europeu), escreveu Wirtz no Instagram.

E o pai do sucesso? Alonso! O ex-campeão mundial e europeu conquistou 19 títulos como jogador - mas ficou impressionado com a sua estreia como treinador. O estádio foi transformado na "Alameda Xabi Alonso" no domingo, os adeptos prestaram homenagem ao seu santo e o basco não se poupou aos obrigatórios banhos de cerveja: Josip Stanisic, emprestado pelo Bayern de Munique, foi o primeiro a apanhar Alonso, e Victor Boniface e Jonathan Tah tomaram outros duches "frios" na conferência de imprensa. Para ele, foi uma "honra" trabalhar aqui e a sensação foi "incrível", disse Alonso.

Triplete: Leverkusen ainda tem grandes objetivos

Provavelmente só seria ainda mais incrível se o "Meisterkusen" se tornasse "Triplekusen". O clube de Alonso é o favorito para a final da Taça da Alemanha contra o Kaiserslautern (25 de maio), e a equipa de Alonso tem também as melhores hipóteses de passar à fase seguinte, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, frente ao West Ham, na quinta-feira.

Ainda têm "grandes objetivos", disse o treinadorde 42 anos. "Ainda não estamos no fim", disse o diretor-geral Fernando Carro na ARD, acrescentando que o triplete é "definitivamente" possível.

Os próximos jogos do Bayer
Os próximos jogos do BayerFlashscore