Hesitantes e inofensivos: a lenta corrida pela manutenção na Bundesliga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hesitantes e inofensivos: a lenta corrida pela manutenção na Bundesliga
Lesões também podem ser fator importante na luta pela manutenção
Lesões também podem ser fator importante na luta pela manutençãoProfimedia
Colónia, Mainz, Darmstadt: a luta contra a despromoção na Bundesliga está a decorrer a um ritmo lento.

34 pontos após 19 jornadas: parece bom, mas não é. Porque o que pode significar a luta por uma presença internacional para um clube da Bundesliga, o que alimenta os sonhos dos adeptos de noites épicas de Liga dos Campeões, é o conjunto de pontos de ColóniaMainz 05 e Darmstadt 98. O trio do fundo da tabela está a correr atrás do prejuízo, os pontos são escassos - o total nunca foi tão baixo nos últimos dez anos.

A luta contra a despromoção na Bundesliga está, portanto, a tornar-se numa corrida de caracóis. A grande questão: quantos pontos serão suficientes para atingir o objetivo mínimo do 16.º lugar e manter, pelo menos, a possibilidade de ficar na zona de manutenção?

Classificação da Bundesliga
Classificação da BundesligaFlashscore

Colónia não marca golos

O Colónia está atualmente no 16.º lugar.

"Cada ponto dá-nos confiança", disse o guarda-redes Marvin Schwäbe após o empate 1-1 com o Wolfsburgo.

"O desempenho da equipa deve dar-nos um impulso", concordou Thomas Kessler. Sob o comando do novo técnico Timo Schultz, a equipa da Renânia está novamente mais corajosa, o que a levou a uma posição menos perigosa.

No entanto, a vantagem um ponto sobre a dupla de perseguidores é muito pequena, e eles ainda não conseguiram somar os cobiçados três pontos no terceiro jogo com Schultz no comando técnico. E isso apesar de uma vitória em Wolfsburg "ter sido possível", como disse o lateral-esquerdo Max Finkgräfe. No entanto, os Billy Goats continuam a ser inofensivos na frente de ataque, com doze golos a serem o registo mais negativo do campeonato.

Darmstadt 98 com a lanterna vermelha

O Darmstadt, último classificado no campeonato, também tem feito boas exibições, mas ainda não saiu do fundo do poço. O clube não vence há doze jogos. Depois do prestigiado ponto conquistado no dérbi de Hessen contra o Eintracht Frankfurt, a equipa promovida sofreu mais um revés frente ao Union Berlim (0-1).

"Estamos demasiado hesitantes", criticou o treinador Torsten Lieberknecht.

"Preparámos bem muitas situações e depois somos demasiado complicados no nosso pensamento dentro e à volta da área de grande penalidade", acrescentou.

A situação não vai ficar mais fácil nas próximas semanas: depois do confronto com o líder Bayer Leverkusen no sábado, duelos com o Estugarda e o Werder Bremen em boa forma aguardam a equipa em fevereiro.

Nenhum golo marcado no Mainz

O Bruchweg do Mainz não é apenas perigosamente minimalista em termos de pontos. Nos primeiros nove jogos do campeonato, sob o comando de Jan Siewert, que substituiu o ícone do clube, Bo Svensson, no banco, no início de novembro, apenas onze golos foram registados (cinco marcados, seis sofridos) - um recorde na Bundesliga. Apesar de Siewert ter estabilizado a defesa, o Mainz continua fraco no ataque.

"Não temos um número suficiente de golos", admitiu o capitão Silvan Widmer.

"Isso não é uma crítica aos avançados, toda a equipa tem que trabalhar em conjunto para chegar às áreas perigosas", explicou.

O Mainz tem um jogo de recuperação na manga: no dia 7 de fevereiro, o Rheinhessen receberá o Union Berlim, 15.º classificado. O clube de Köpenick tem uma pequena vantagem sobre os três últimos classificados mas, se o Mainz vencer, a disputa entre os três pode transformar-se numa luta a quatro.