Makoto Hasebe anuncia o ponto final na carreira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Makoto Hasebe anuncia o ponto final na carreira

Makoto Hasebe vai pendurar as chuteiras no final da época.
Makoto Hasebe vai pendurar as chuteiras no final da época.AFP
Horst Köhler era o presidente da Alemanha, a música "Ein Stern", do DJ Ötzi, já tinha passado um ano inteiro no topo das tabelas, o Estugarda era o atual campeão - e o Wolfsburgo apresentou um talentoso jogador japonês chamado Makoto Hasebe. Mas o que começou em janeiro de 2008 vai terminar em maio de 2024 - o profissional mais velho em atividade na Bundesliga vai pendurar as chuteiras.

O defesa do Eintracht Frankfurt, que disputou 383 jogos no escalão de elite pelo Wolfsburgo, Nuremberga e Hesse, disse na quarta-feira: "Pensei muito sobre esta decisão e agora penso que é a altura certa. Vou ser adepto a partir da próxima época".

Hasebe, que nasceu em Fujieda, na ilha japonesa de Honshu, vai continuar no Eintracht. A partir da próxima época, assumirá um papel na equipa técnica no clube. "Também se pode jogar futebol com crianças. Talvez eu seja o melhor nisso", disse o internacional nipónico, que tem 144 internacionalizações, com uma piscadela de olho:"Estou a aperceber-me da minha idade agora."

Hasebe tinha exatamente 40 anos, dois meses e 26 dias quando entrou em campo na partida contra o Estugarda (0-3) no sábado. Isso coloca o profissional em nono lugar no eterno ranking de idade da Bundesliga, que é liderado pelo ídolo do Schalke Klaus Fichtel (43 anos, seis meses e dois dias).

Há dez anos, não parecia que Hasebe se tornaria o profissional mais velho da história do Eintracht. Teve de se preocupar com o seu primeiro contrato no Main, em 2014, porque os chefes em torno de Heribert Bruchhagen na altura questionavam se Hasebe, então com 30 anos, não seria já demasiado velho.

Desde então, Hasebe experimentou uma segunda primavera dezenas de vezes; o seu atual treinador, Dino Toppmöller, é o 14.º treinador de Hasebe na classe de elite. Depois dos seus êxitos no Japão (campeão, vencedor da Taça, vencedor da Liga dos Campeões Asiáticos), Hasebe também celebrou muitos êxitos na Alemanha: campeão em 2009 com o Wolfsburgo, vencedor da Taça em 2018 e campeão da Liga Europa em 2022 com o Frankfurt.

O seu objetivo, que formulou na sua apresentação em Wolfsburgo ("Estou confiante de que vou ter sucesso aqui"), pode ser assinalado sob o título "alcançado"."Makoto pode olhar para trás e ver a sua carreira como um profissional exemplar", disse o diretor desportivo do Frankfurt, Markus Krösche: "Makoto conseguiu grandes feitos para o Eintracht Frankfurt".

O segredo da sua "eterna juventude" há muito que deixou de ser um segredo, uma vez que Hasebe já descreveu as pedras angulares do seu profissionalismo em 2011 no seu livro "Die Ordnung der Seele. 56 hábitos para alcançar a vitória". Desde então, o mundo inteiro sabe que Hasebe cuida muito bem do seu corpo, toma banho todos os dias, medita, lê muito e dá grande importância ao facto de dormir o suficiente.

Hasebe viveu o seu sonho de jogar na Bundesliga:"Não me arrependo de nada".

Os números de Hasebe
Os números de HasebeFlashscore