Mats Hummels e Marco Reus: duas lendas do Dortmund com caminhos distintos em perspetiva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mats Hummels e Marco Reus: duas lendas do Dortmund com caminhos distintos em perspetiva
Marco Reus e Mats Hummels podem seguir caminhos diferentes
Marco Reus e Mats Hummels podem seguir caminhos diferentesProfimedia
Marco Reus e Mats Hummels tiveram uma influência decisiva no Borussia Dortmund nos últimos dez anos. O futuro de ambos é incerto.

Durante a sua viagem aos EUA no verão passado, Marco Reus e Mats Hummels foram questionados sobre qual deles era o melhor patinador. O resultado foi que ambos raramente - ou nunca - se aventuraram no gelo. "Vamos esperar mais uns anos até pararmos", disse Hummels, "e depois podemos fazê-lo".

Mas quando é que isso vai acontecer?

A poucas semanas do fim dos seus contratos no Borussia Dortmund, o futuro dos dois veteranos continua incerto para além do final da época. "Quando tivermos algo a comunicar, fá-lo-emos", afirmou recentemente o diretor desportivo Sebastian Kehl, de forma evasiva. "Em primeiro lugar, todas as conversas devem ter ocorrido e as decisões devem ter sido tomadas - e então também as comunicaremos".

Apesar de todas as semelhanças, os caminhos dos jogadores divergiram consideravelmente nos últimos tempos. Hummels voltou a ser titular, liderando com empenho, visão e classe como um dos principais jogadores no caminho para as meias-finais da Liga dos Campeões. A bancada sul grita o seu nome, como aconteceu recentemente na vitória por 4-2 contra o Atlético de Madrid, mesmo quando ele marca um autogolo.

"Se já estiveste em campo como jogador num jogo como este, então sabes que não há nada melhor no futebol", escreveu o jogador de 35 anos no Instagram, cheio de emoção. "A atmosfera nas bancadas, a energia no estádio. Só se consegue isso aqui, nunca mais se esquece. Nunca".

É assim que soa alguém que está prestes a deixar o clube?

Rumores: Hummels fica, Reus sai

Tanto o clube como Hummels, que recentemente disputou o seu 500.º jogo competitivo pelo Dortmund, estão inclinados a prolongar o seu contrato por mais um ano,, segundo o BILD. Os EUA não são uma opção, uma vez que Hummels quer estar perto do seu filho de cinco anos, que vive em Munique. É provável que os adeptos fiquem a saber a sua decisão imediatamente antes do final da época - ou mesmo pouco depois.

A situação é diferente para Marco Reus. Desde a pausa de inverno, o jogador de 34 anos sentou-se muitas vezes frustrado no banco de suplentes quando as coisas se tornaram sérias. Nos quartos de final da Liga dos Campeões, jogou sete dos 180 minutos possíveis - Hummels jogou 180.

Também é esperada uma decisão no final da temporada, com uma previsível despedida, já que o técnico Edin Terzic prefere Julian Brandt no meio-campo ofensivo central. "A digressão de despedida parece ter começado", escreveu recentemente o Ruhr Nachrichten.

Os próximos jogos do Dortmund
Os próximos jogos do DortmundFlashscore

Os caminhos de Mats Hummels e Marco Reus podem, portanto, afastar-se, embora isso não signifique necessariamente o fim da carreira do segundo maior goleador da história do Dortmund.

Recentemente, especulou-se sobre a transferência de Reus para a Major League Soccer. No entanto, uma transferência dentro da Bundesliga está fora de questão. O problema para o clube poderia ser como organizar uma partida digna.