A magia da tabela do Championship: 12.º classificado pode subir à Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A magia da tabela do Championship: 12.º classificado pode subir à Premier League
O Coventry tem, de momento, a melhor posição
O Coventry tem, de momento, a melhor posição
Profimedia
O Championship, a segunda maior competição de Inglaterra, é considerado por muitos como a Liga mais difícil do mundo, especialmente quando se considera a dificuldade que é subir ao primeiro escalão. Este ano, o escalão inferior está a mostrar todo o seu encanto, como o demonstra a luta equilibrada pelas quinta e sexta posições.

O Burnley não precisa mais de disputar a sua posição na tabela, já que garantiu a promoção para a Premier League com uma grande vantagem. Os comandados de Vincet Kompany asseguraram a subida na terça-feira, 25 de abril, ao vencerem o Blackburn a duas jornadas do fim. Um dia mais tarde, o Sheffield United juntou-se à lista de promoções: os blades bateram o West Bromwich e já ninguém lhes pode tirar o segundo lugar.

O formato da competição está definido de tal forma que, aos dois melhores, juntar-se-à uma terceira equipa, que, no entanto, terá de passar pelos play-offs entre as equipas posicionados entre o terceiro e o sexto lugar. Luton Town e Middlesbrough já não estarão nesta disputa, dado que as duas equipas asseguraram o terceiro e o quarto lugares.

Assim, a luta pelo quinto e sexto lugares torna-se ainda mais interessante. Ainda faltam dois jogos para cada um dos candidatos a essas posições até ao final da atual temporada e está prometido muito drama. Afinal, há apenas quatro pontos de diferença entre o Coventry, quinto colocado, e o Swansea, décimo segundo.

A classificação está ao rubro
Flashscore

O calendário das equipas em dificuldades também não oferece grandes pistas, uma vez que cada uma delas terá de enfrentar, na sua maioria, adversários da metade superior da tabela. O único facto indiscutível é que o destino está mais firmemente nas mãos do já referido Coventry, que tem 66 pontos. Se ganharem dois pontos, não precisam de olhar para trás e podem aguardar com expetativa os embates de acesso à Premier League, que culminarão com a final no mítico Wembley.

No entanto, a equipa em melhor é também o já referido Swansea, que somou seis vitórias e um empate nos últimos sete jogos.

A matemática é clara: dois jogos, duas vagas por preencher e oito candidatos. Quem ficará entre os seis primeiros e manterá vivas as esperanças de entrar na elite do futebol inglês?