Chidozie (Boavista) nos convocados da Nigéria para os jogos de qualificação para o Mundial-2026

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chidozie (Boavista) nos convocados da Nigéria para os jogos de qualificação para o Mundial-2026

Lookman e Osimhen durante a CAN
Lookman e Osimhen durante a CANProfimedia
A Federação Nigeriana de Futebol anunciou a convocatória de 23 jogadores para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, a disputar no próximo mês, contra a África do Sul e a República do Benim, com Chidozie, defesa do Boavista, na lista.

Depois de um início irregular na fase de qualificação, as Super Águias ocupam o terceiro lugar do Grupo C, com apenas dois pontos em dois jogos disputados até ao momento.

Para concretizar as suas ambições de se qualificar para a sétima edição da competição mundial de futebol, que será co-organizada por México, Canadá e Estados Unidos da América, os tricampeões africanos precisam de ultrapassar os Bafana Bafana e os Squirrels, em junho.

Para que isso se torne realidade, o selecionador George Finidi apostou na maioria dos jogadores que representaram o país na Taça Africana das Nações deste ano, quando a seleção ficou em segundo lugar, atrás da anfitriã Costa do Marfim.

No topo da lista está o herói da Atalanta, Ademola Lookman, que marcou três golos e levou o equipa da Serie A à conquista da Liga Europa contra o Bayer Leverkusen.

Wilfred Ndidi, do Leicester City, está de volta à lista de convocados, enquanto Sadiq Ismael, da Liga Profissional de Futebol da Nigéria, é chamado pela primeira vez, graças à boa fase no Remo Stars.

No ataque, a Nigéria contará com Victor Osimhen, do Nápoles, Victor Boniface e Nathan Tella, do Bayer Leverkusen, Kelechi Iheanacho, Samuel Chukwueze, do AC Milan, e Terem Moffi, do Nice, da Ligue 1.

O capitão Ahmed Musa, Francis Uzoho, Kenneth Omeruo e Joe Aribo, que vive em Inglaterra, estão fora da lista de convocados.

Em entrevista recente, o técnico George Finidi mostrou-se otimista quanto à capacidade da sua seleção de conquistar o máximo de pontos, com base na boa fase dos jogadores que atuam na Europa.

"Sabemos que é um jogo difícil, jogámos contra a África do Sul na última edição da CAN e conhecemos a sua capacidade. A maioria dos seus jogadores atua na África do Sul, mas sabemos que, se os nossos atletas derem 100% do que vemos na Europa, não teremos problemas para vencer o jogo", afirmou.

"Acredito que, com a forma que os nossos jogadores têm e com a maneira como estão a jogar na Europa, vamos certamente ter essa forma para esses jogos. Acho que estamos prontos para ir e só rezamos para ter essa sorte", acrescentou o selecionador.

A Nigéria defronta a África do Sul no dia 7 de junho, no Estádio Godswill Akpabio, antes de se deslocar ao Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, três dias mais tarde, para defrontar o Benim, de Gernot Rohr.

As Super Águias ficaram de fora do Catar-2022 após a derrota no play-off com o eterno rival Gana. A última vez que se qualificaram para o torneio mundial de futebol foi na Rússia, em 2018. Na altura, foram eliminados na fase de grupos.

Convocatória da Nigéria:

Guarda-redes: Stanley Nwabali (Chippa United, África do Sul); Maduka Okoye (Udinese, Itália); Ojo Olorunleke (Enyimba FC)

Defesas: Chidozie Awaziem (Boavista, Portugal); Bright Osayi-Samuel (Fenerbahçe, Turquia); Sadiq Ismael (Remo Stars FC); Oluwasemilogo Ajayi (West Bromwich Albion, Inglaterra); Calvin Bassey (Fulham, Inglaterra); Benjamin Tanimu (Ihefu SC, Tanzânia)

Médios: Wilfred Ndidi (Leicester City, Inglaterra); Raphael Onyedika (Club Brugge, Bélgica); Alhassan Yusuf Abdullahi (Royal Antuérpia, Bélgica); Frank Onyeka (Brentford, Inglaterra); Alex Iwobi (Fulham, Inglaterra); Fisayo Dele-Bashiru (Hatayspor, Turquia)

Avançados: Nathan Tella (Bayer Leverkusen, Alemanha); Victor Osimhen (Nápoles, Itália); Kelechi Iheanacho (Leicester City, Inglaterra); Samuel Chukwueze (AC Milan, Itália); Paul Onuachu (Trabzonspor FC, Turquia); Ademola Lookman (Atalanta FC, Itália); Victor Boniface (Bayer Leverkusen, Alemanha); Terem Moffi (Nice, França)