Guardiola é, naturalmente, conhecido por ter dirigido o Barcelona, o Bayern Munique e o Manchester City. Ganhou muitos troféus nacionais durante a sua carreira e também saiu vitorioso das finais da Liga dos Campeões por três vezes.
Maciej Skorża, por outro lado, passou a maior parte da sua carreira em clubes polacos, tendo-se destacado no Vístula. Isso, no entanto, não impede que haja uma história realmente interessante de rivalidade entre os dois treinadores.
Poucos se lembrarão que Guardiola fez a sua estreia como treinador da equipa principal do Barcelona contra Skorża. Foi em agosto de 2008, quando o Barcelona e o Wisla Cracóvia se defrontaram numa eliminatória da Liga dos Campeões. No Camp Nou, os anfitriões não deixaram ilusões e venceram por 4-0. Na segunda mão, porém, houve surpresa. Na Rua Reymonta, o Wisla derrotou o rival por 1-0, um adversário que contava com jogadores como Carles Puyol, Andrés Iniesta e Thierry Henry.
Estes foram os dois primeiros jogos da carreira de Guardiola como treinador, já que até então só tinha dirigido as reservas do Barcelona. Na mesma época de 2008/09, que o Barcelona iniciou com escaramuças, os catalães venceram a Liga dos Campeões, derrotando o Manchester United na final. Estava formada uma grande equipa, que dominou durante os anos seguintes e na qual se baseou a seleção espanhola, que venceu três grandes competições consecutivas.
Poucos esperavam que Guardiola e Skorza tivessem outro episódio da sua rivalidade depois de um episódio destes. O espanhol, afinal, ficou no topo do futebol e passou a trabalhar com clubes para os quais o objetivo, todos os anos, é ganhar todos os troféus possíveis. Skorża, por sua vez, trabalhou com mais equipas polacas e também aceitou ofertas do Médio Oriente.
O destino quis, no entanto, que ao fim de 15 anos houvesse uma desforra entre os dois. O encontro terá lugar no âmbito da competição menos egoísta do mundo, pois reúne equipas de todos os continentes - o Campeonato do Mundo de Clubes. Liderado por Skorza, o Urawa venceu a edição anterior da Liga dos Campeões da Ásia, enquanto o Manchester City de Guardiola conquistou o triplete no Velho Continente.
Skorza sabia há várias semanas, desde o sorteio realizado, que se a sua equipa vencesse o León do México, nos quartos de final, defrontaria o Manchester City nas meias-finais, confiante em jogar nessa fase da competição. Aconteceu, a equipa japonesa triunfou por 1-0 e o treinador polaco vai poder viver uma situação muito rara - defrontar a melhor equipa do mundo, liderada pelo melhor treinador do mundo, que já tinha derrotado no início da sua carreira de treinador.