Mais

Reportagem Flashscore: FLA USA New England, a maior embaixada do Flamengo fora do Brasil

FLA USA New England num dos encontros organizados em Massachusetts com Mozer, antigo central do Benfica
FLA USA New England num dos encontros organizados em Massachusetts com Mozer, antigo central do BenficaArquivo Pessoal

O Flamengo, clube com o maior número de adeptos do futebol brasileiro, terá um dos grandes públicos no Mundial de Clubes. A partida contra o Chelsea, agendada para o dia 20 de junho, sexta-feira, em Filadélfia, possui, de acordo com a FIFA, a terceira maior bilheteria do torneio até ao momento. Grande parte desse sucesso deve-se à presença de adeptos rubro-negros nos Estados Unidos.

O Flashscore conversou com Manoel Mizael, diretor administrativo da FLA USA New England, a maior embaixada do Flamengo fora do Brasil, com mais de 400 membros inscritos e em atividade no país norte-americano desde 2017. 

Manny, como é chamado, tem 54 anos e mora nos Estados Unidos há quase três décadas. Contou a história da criação da embaixada e as ações já realizadas. Em 2019, durante a disputa da Florida Cup, a alta cúpula do Flamengo convidou o grupo para organizar toda a logística direcionada aos adeptos fora do estádio. Um exemplo da confiança e do prestígio que a embaixada possui junto da direção do clube carioca. 

Adeptos do Flamengo nos Estados Unidos
Adeptos do Flamengo nos Estados UnidosArquivo pessoal

"A nossa embaixada começou com amigos no WhatsApp, falando do Flamengo, e o grupo foi crescendo, uma iniciativa do senhor Eduardo Cosendey, que foi o nosso primeiro presidente. Esse grupo estruturou-se com uma direção, depois contactámos o Flamengo, e o clube deu-nos a possibilidade de sermos um consulado e depois uma embaixada. E assim temos feito, há quase oito anos já, mobilizando muita gente em prol do Flamengo", disse o agente financeiro ao Flashscore.

"Fazemos eventos grandiosos, para mais de mil pessoas em finais de Taça do Brasil, de Libertadores, de Brasileirão. E sempre trazemos jogadores para encontrarem-se com os adeptos. Já trouxemos Raul Plassmann, Rondinelli, Adílio, Mozart, Obina, Ronaldo Angelim, Athirson, Sávio e vários outros nomes. Pagamos o o cachê deles, estadia, alimentação, transporte, e eles vão para a nossa grande festa e encontram-se com os adeptos para dar autógrafos e participar na nossa celebração", contou Mizael ao Flashscore

Siga o Flamengo - Espérance no Flashscore 

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________

"Quando erguermos a taça vai ser um orgulho tremendo"

Para o diretor, o Mundial de Clubes nos Estados Unidos representa um momento especial para os flamenguistas que residem no país. O peso da competição e a novidade da remodelação também são grandes chamarizes para os rubro-negros, que sonham com uma nova conquista mundial, depois do título intercontinental de 1981. E Manoel não tem dúvidas de que o Flamengo estará no dia 14 de julho, no MetLife Stadium, levantando a taça de campeão. 

"É uma emoção muito grande ver o Flamengo a participar num evento desta magnitude. É um torneio mundial que, pela primeira vez, é no mesmo formato antigo do Mundial de seleções, com clubes do mundo inteiro. Então vai ser um evento expressivo", afirmou.

"Quando erguermos a taça lá na final, vai ser um orgulho tremendo. E ver isso a aconyecer aqui na nossa terra, vai ser uma emoção muito grande. Vimos o Flamengo jogar aqui tantas vezes, ganhar a Florida Cup e outros jogos que já aconteceram nos Estados Unidos, é muito bom saber que a nossa equipa está aqui, num evento desta magnitude", acrescentou o adepto do Flamengo.

Manoel Mizael está certo de que o título mundial será do Flamengo
Manoel Mizael está certo de que o título mundial será do FlamengoArquivo pessoal

A confiança de Manoel baseia-se no trabalho de Filipe Luís. O Flamengo viajou para o Mundial de Clubes da FIFA na liderança do Brasileirão, com 24 pontos, além de ter garantido a passagem aos oitavos de final da Taça do Brasil e da Libertadores. 

"Acho que o Flamengo já está num nível bom para este campeonato e tem tudo para passar da primeira fase, juntamente com o Chelsea. E depois, de repente, dependendo do emparelhamento, apanhar alguns jogos mais fáceis e caminhar até à final", projetou Mizael.

"O Flamengo do Filipe Luís tem altos e baixos, mas os altos são muito bons, são muito interessantes. Eu não critico o Filipe Luís ainda, como vejo algumas pessoas a criticar, vejo grande potencial. E acredito que, no Flamengo, tem todas as ferramentas para se tornar um profissional de topo", acrescentou. 

Filipe Luís vai em busca de mais uma conquista à frente do Flamengo
Filipe Luís vai em busca de mais uma conquista à frente do FlamengoGilvan de Souza/Flamengo

Sem Fla-Flu na final 

Confiante numa decisão com a presença rubro-negra, o diretor administrativo não acredita que o tradicional Fla-Flu irá repetir-se no MetLife Stadium, no dia 14 de julho. Para Manoel, o Fluminense terá um caminho complicado e um clássico deste porte não seria tão bom nos Estados Unidos, como é no Maracanã.

"Cara, seria legal, mas não acredito que o Fluminense irá longe. Vai defrontar o Borussia Dortmund na primeira jornada. E depois pode apanhar Juventus, Manchester City... não acredito. Não é porque é rivalidade ou a desmerecer o nosso rival. E outra coisa, uma final Fla-Flu, acho que não seria tão boa porque aqui, nos Estados Unidos, não existem tantos tricolores assim, como a quantidade de flamenguistas e de adeptos dos clubes de Minas Gerais", afirmou.

Pedro com um adepto do Flamengo à chegada a Atlantic City
Pedro com um adepto do Flamengo à chegada a Atlantic CityGilvan de Souza/Flamengo

Existem outros adversários que o adepto do Flamengo idealiza numa hipotética final.

"Para ser uma festa bonita, acredito que seria mais interessante uma final Flamengo - River Plate, já que tem muitos adeptos do River Plate por aqui, ou uma final contra o Real Madrid. Fla-Flu é bonito no Maracanã, mas se acontecer também vai ser uma festa bonita", concluiu.

O Flamengo está no Grupo D do Mundial de Clubes, com o Espérance, da Tunísia, Chelsea, de Inglaterra, e Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. 

Jorginho é o principal reforço do Flamengo para o Mundial de Clubes
Jorginho é o principal reforço do Flamengo para o Mundial de ClubesGilvan de Souza/Flamengo

Movimentação mais modesta 

Apesar de representar o maior contingente de adeptos do Flamengo fora do Brasil, a FLA USA New England não terá mobilizações em larga escala para o Mundial de Clubes da FIFA. Mizael explicou ao Flashscore que a decisão foi tomada em função da política de imigração atual do governo norte-americano e a insegurança gerada na comunidade brasileira, já que nem todos estão legais no país. 

"Neste ano, em função das atitudes do governo federal, não estamos a fazer nada. Estão a acontecer muitas batidas, principalmente aqui em Massachusetts, onde existem muitos brasileiros. Então, em nome da nossa embaixada, estamos a evitar a aglomeração. Tememos que vários membros da nossa embaixada não estejam aqui de forma legal. Eu já sou cidadão americano, muitos dos meus amigos, membros e familiares também já são, por isso não tenho essa preocupação", contou ao Flashscore.

Bandeira da FLA USA New England marca presença ao lado dos adeptos
Bandeira da FLA USA New England marca presença ao lado dos adeptosReprodução/Instagram

"Chegámos a ser consultados pelo Flamengo, mas dissemos ao clube que não iríamos participar", acrescentou.

Mesmo com a limitação atual, Manoel acredita que o Mundial de Clubes será uma bonita festa. O diretor confia no sucesso da competição, até mesmo para que possa ser realizada novamente, quem sabe num país com tradição futebolística como o Brasil. 

"Espero uma festa bonita. Acredito que, apesar do vazio dos estádios, vai ser uma festa bonita. Aqui o futebol não é tão popular como no Brasil, já vi alguns jogos com estádios não tão cheios e foi bonito do mesmo jeito, jogos da seleção brasileira, inclusive. Espero que o Mundial de Clubes, principalmente nesse formato novo que a FIFA está a apresentar, seja um sucesso, ansioso para ver a sequência da competição também. Espero que um desses torneios aconteça no Brasil", observou o diretor. 

Tudo pelo Flamengo

Ao Flashscore, Manoel também falou das loucuras que já fez pelo Flamengo. Quando a paixão chama, não há solução - há sempre forma de poder ver o clube do coração em ação, assim como fará no Mundial de Clubes.

"Sou apaixonado pelo Flamengo, sempre fui. Sou reconhecido no meio como o adepto mais flamenguista de todos. Aqui, nos Estados Unidos, podemos colocar as matrículas dos nossos veículos como quisermos. A matrícula do meu carro é Mengão e a matrícula da minha moto é Mengo. Eu sou assim", salienta o apaixonado adepto rubro-negro. 

Matrículas dos veículos de Manoel nos Estados Unidos carregam a paixão pelo Flamengo
Matrículas dos veículos de Manoel nos Estados Unidos carregam a paixão pelo FlamengoArquivo pessoal

"Em 2019, trabalhava para o governo federal, então tirar uma folga era meio complicado. Queria ver a final (da Libertadores), consegui o bilhete e pedi ao meu chefe a folga, e ele só me deu o final de semana. Não pensei duas vezes. Apanhei um avião aqui, fui para o Panamá, fiquei três horas por lá, apanhei outro para o Peru, desci, encontrei-me com os amigos para ir buscar o meu bilhete e, de lá, fui direto para o estádio. Depois do Flamengo ter sido campeão da Libertadores, do estádio fui direto para o aeroporto. Saí daqui a uma sexta à noite e segunda de manhã já estava a trabalhar", recordou.

"Fiz algo parecido com isso no Mundial de Clubes em Marrocos. Fui e voltei no mesmo fim de semana, e olha que o Flamengo, quando cheguei a comprar o bilhete, só teria hipóteses de conquistar o terceiro lugar e, mesmo assim, eu fui. Enfim, essas são loucuras que eu faço pelo clube. Algumas até acabam por doer na carteura. Já tenho bilhetes para a primeira fase do Mundial comprados e também para a final, onde o Flamengo estará, porque eu sei. Se não chegar, a vende o bilhete, mas vai chegar, tenho a certeza. O Flamengo vai à final", voltou a projetar Manoel. 

Flamengo estreia-se no Mundial contra o Esperánce de Tunis
Flamengo estreia-se no Mundial contra o Esperánce de TunisAdriano Fontes/Flamengo