De rivais a amigos: Franz Beckenbauer, Johan Cruyff e a troca de camisolas de 1974

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De rivais a amigos: Franz Beckenbauer, Johan Cruyff e a troca de camisolas de 1974

Johan Cruyff e Franz Beckenbauer são lendas do seu tempo
Johan Cruyff e Franz Beckenbauer são lendas do seu tempoProfimedia
Franz Beckenbauer deixou uma impressão indelével em muitas pessoas durante a sua agitada vida futebolística - incluindo a família do seu antigo rival Johan Cruyff. Jordi Cruyff, filho da lenda neerlandesa falecida em 2016, disse ao Süddeutsche Zeitung que a rivalidade desportiva transformou-se numa "amizade caracterizada pelo respeito e pelo afeto". A camisola de Beckenbauer da final do Campeonato do Mundo de 1974 é um símbolo dessa amizade.

"O meu pai passou muitas recordações a outras pessoas durante a sua vida. Mas guardou esta camisola de Beckenbauer", disse Cruyff Júnior.

Onde está hoje a camisola branca com o número 5 preto? Os Cruyffs guardaram a cobiçada peça de coleção "num lugar super secreto" durante anos.

Há quase 50 anos, o Rei Johan abriu o marcador para os Países Baixos em Munique. Mas a equipa alemã, capitaneada por Beckenbauer, virou a maré na final, graças aos golos de Paul Breitner e Gerd Müller, e venceu por 2-1. O rei e o imperador trocaram então de camisolas.

Recorde o Países Baixos-Alemanha de 1974

A camisola de Cruyff desapareceu

No entanto, nem mesmo o antigo profissional Jordi Cruyff (FC Barcelona, Manchester United, entre outros) sabe onde está hoje a camisola laranja com o número 14.

"Há anos que andamos à procura dela e perguntámos a muitas pessoas que a poderia ter", disse.

"Mas infelizmente desapareceu", assumiu.