Euro-2024: Portugal no Grupo F com Turquia, República Checa e vencedor do play-off C

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Euro-2024: Portugal no Grupo F com Turquia, República Checa e vencedor do play-off C
Sorteio do Euro-2024 teve lugar este sábado
Sorteio do Euro-2024 teve lugar este sábadoProfimedia
Portugal ficou no Grupo F do Campeonato da Europa de 2024, juntamente com Turquia, República Checa e o vencedor do play-off da Liga C, entre Geórgia, Luxemburgo, Grécia e Cazaquistão. O sorteio teve lugar este sábado, na Elbphilharmonie, em Hamburgo, na Alemanha.

Por ter sido sorteada no Pote 1, a Seleção Nacional evitou, desde logo, os principais tubarões europeus. A equipa das quinas estreia-se em Leipzig, a 18 de junho, diante da República Checa, joga em Dortmund a 22 de junho com a Turquia e termina dia 26, em Gelsenkirshen, ainda com adversário a definir, no play-off que terá lugar em março.

O jogo de abertura do Euro-2024 será o Alemanha-Escócia, a 14 de junho, em Munique.

Para determinar os potes para este sorteio, foram tidos em consideração os resultados obtidos durante a fase de qualificação e, por esse motivo, a Itália, apesar de ser a detentora do título, acabou por ficar no pote 4: de facto, a Azzurra ficou em segundo lugar no grupo de qualificação, com apenas 14 pontos somados.

Grupo F

Portugal

Portugal, liderado por Cristiano Ronaldo, teve um grupo de qualificação fácil e aproveitou-o ao máximo, vencendo todos os seus jogos e marcando mais golos do que qualquer outra nação, especialmente graças à vitória por 9-0 sobre o Luxemburgo.

Turquia

A Turquia superou as expectativas na fase de qualificação, terminando em primeiro lugar do grupo, à frente da Croácia, graças a uma vitória por 1-0 sobre os semifinalistas do Campeonato do Mundo. A única derrota aconteceu no primeiro jogo contra a equipa de Luka Modric.

República Checa

A seleção checa começou a fase de qualificação com um arranque de sonho, vencendo a Polónia em casa, mas depois perdeu pontos com a Moldávia e a Albânia. Como resultado, só garantiu a qualificação no último jogo, com uma vitória por 3-0 sobre a Moldávia.

Vencedor do play-off da Liga C

Geórgia-Luxemburgo,

Grécia-Cazaquistão

Grupo A

Alemanha

Como país anfitrião, a Alemanha qualificou-se automaticamente para o torneio.

Hungria

A Hungria terminou o grupo com um registo invicto, tendo vencido cinco jogos e empatado os outros três, com uma vitória dupla particularmente impressionante sobre a Sérvia.

Escócia

A Escócia deveria ter lutado com a Noruega pelo segundo lugar nas fase de qualificação, mas em vez disso lutou com a Espanha pelo primeiro: a sua única derrota foi contra os tricampeões europeus, que conquistaram o seu lugar na Alemanha à frente da nação de Erling Haaland.

Suíça

A Suíça perdeu pontos contra todas as equipas do seu grupo de qualificação, com exceção de Andorra, mas conseguiu qualificar-se graças a Israel, que fez ainda pior.

Grupo B

Espanha

A Espanha não teve um início ideal na fase de qualificação para o Euro-2024, perdendo por 0-2 para a Escócia no segundo jogo, mas recuperou bem, vencendo os últimos seis jogos e garantindo o primeiro lugar do grupo.

Albânia

A Albânia vai disputar a sua segunda participação no Campeonato da Europa e a primeira desde 2016, graças a uma campanha de qualificação impressionante, com apenas uma derrota.

Croácia

A Croácia foi a última equipa a garantir um bilhete direto para o Campeonato da Europa. A equipa terceira classificada no último Campeonato do Mundo ficou em segundo lugar no Grupo D, atrás da Turquia, terminando mesmo à frente do País de Gales.

Itália

Depois de ter ficado de fora do Campeonato do Mundo, os atuais campeões europeus tiveram mais uma campanha de qualificação difícil, perdendo duas vezes com a Inglaterra e empatando com a Ucrânia e a Macedónia do Norte. No entanto, uma vitória sobre os ucranianos foi suficiente para terminar em segundo lugar devido ao seu registo de confrontos diretos.

Grupo C

Inglaterra

A Inglaterra fez um trabalho quase perfeito num grupo difícil, terminando com seis pontos de vantagem no topo do grupo, graças principalmente a duas vitórias sobre a Itália, embora tenha perdido pontos com a Ucrânia e a Macedónia do Norte.

Dinamarca

A Dinamarca garantiu um lugar no Campeonato da Europa com um jogo de antecedência, mas não foi tão confortável como parece, devido a uma derrota contra o Cazaquistão e um empate contra a Eslovénia no início da qualificação.

Eslovénia

A Eslovénia vai participar no Campeonato da Europa pela primeira vez desde 2000, graças a uma vitória por 2-1 sobre o Cazaquistão.

Sérvia

A Sérvia qualificou-se para o Campeonato da Europa pela primeira vez na sua história, terminando em segundo lugar, atrás da Hungria. Participou no Euro-2000 como parte da Jugoslávia.

Grupo D

França

A França, vice-campeã do mundo, chega à Alemanha como uma das favoritas. Apesar de um grupo difícil com os Países Baixos, a Grécia e a Irlanda, garantiu a qualificação com facilidade, vencendo todos os jogos, exceto o último, e sofrendo apenas três golos.

Áustria

A Áustria foi outra das surpresas da fase de qualificação. Terminou a apenas um ponto da Bélgica, com quem empatou e perdeu uma vez, e venceu todas as outras equipas, tanto em casa como fora.

Países Baixos

Os neerlandeses perderam duas vezes com a França, mas venceram os outros jogos e deram ao treinador Ronal Koeman a oportunidade de ganhar o Campeonato da Europa na Alemanha pela segunda vez, depois de o ter feito como jogador em 1988.

Vencedor do play-off da Liga A

País de Gales-Finlândia

Polónia-Estónia

Grupo E

Bélgica

A Bélgica, liderada por um Romelu Lukaku em grande forma, e o melhor marcador da fase de qualificação, garantiu o seu lugar na Alemanha com facilidade. Ficou em primeiro lugar no seu grupo graças a uma vitória por 3-2 sobre a Áustria no seu último jogo.

Roménia

Os romenos ficaram em primeiro lugar no grupo, à frente da Suíça, e também de forma confortável, somando mais cinco pontos e não perdendo um único jogo a caminho do Euro-2024.

Eslováquia

A Eslováquia derrotou a Islândia por 4-2 em casa e garantiu o seu lugar no torneio. Não foi concorrente para Portugal, mas não perdeu para nenhum outro adversário.

Vencedor do play-off da Liga B

Bósnia-Ucrânia

Israel-Islândia

Quando se realiza o torneio e como se dividem as fases da competição?

Fase de grupos: 14 a 26 de junho de 2024

Oitavos de final: 29 de junho a 2 de julho de 2024

Quartos de final: 5 e 6 de julho de 2024

Meias-finais: 9 e 10 de julho de 2024

Final: 14 de julho

A UEFA anunciou também os horários dos jogos. Os jogos realizar-se-ão às 15:00, 18:00 e 21:00 horas de Portugal Continental.

Até ao momento, apenas são conhecidos os horários do jogo de abertura, das meias-finais e da final, todos com início previsto para as 21:00.

Quanto dinheiro é que os participantes vão receber?

O vencedor do próximo Euro-2024, que se realizará na Alemanha, poderá receber um máximo de 28,25 milhões de euros, anunciou a UEFA após a reunião do Comité Executivo, em Hamburgo.

O campeão, caso vença os três jogos da fase de grupos, receberá 28,25 milhões de euros, mais três do que o finalista vencido, caso também conquiste os nove pontos possíveis na primeira fase.

As federações que tenham garantido o seu lugar no Euro-2024 receberão 9,25 milhões de euros pela sua participação, com uma vitória a valer 1 milhão de euros, o dobro do valor de um empate.

Um lugar nos oitavos de final vale mais 1,5 milhões de euros, subindo para 2,5 milhões de euros por um lugar nos quartos de final, com cada semi-finalista a receber 4 milhões de euros.

No total, a UEFA distribuirá 331 milhões de euros pelas 24 seleções que se qualificarem para a fase final, que decorrerá de 14 de junho a 14 de julho.

Leia mais aqui.

A bola da competição

A UEFA apresentou oficialmente a bola FUSSBALLLIEBE, produzida pela Adidas, que será utilizada no Euro-2024.

O nome da bola oficial a utilizar na final do Euro-2024 significa "amor pelo futebol".

Pela primeira vez num Europeu, a bola oficial inclui a tecnologia Connected Ball da Adidas, que contribui para o processo de tomada de decisão do VAR. Esta tecnologia, que ajuda a detetar semi-automaticamente um fora de jogo, já foi utilizada nas bolas do Campeonato do Mundo de 2022 e do Campeonato do Mundo Feminino de 2023.

Que cidades vão acolher a competição?

Os jogos do Euro-2024 serão disputados em 10 estádios de 10 cidades, 9 das quais também acolheram jogos do Campeonato do Mundo de 2006. A única recém-chegada ao torneio de há 17 anos é Dusseldorf, mas a cidade recebeu jogos do Campeonato do Mundo de 1974 e também do Euro-1988.

As 10 cidades que vão receber jogos do Euro-2024 são Berlim, Colónia, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Dortmund, Leipzig, Gelsenkirchen, Estugarda e Dusseldorf.