Diego Lugano critica: "Ajudaram a Argentina a tornar-se campeã do mundo"
Lugano não hesitou em criticar todos os aspetos do futebol actual. Para além do Mundial da Albiceleste, também teve palavras para o VAR: "O que me preocupa é que os jogadores não se mexem para dar a sua opinião. Não se pode decidir um dérbi ou um jogo por uma estupidez destas. Define um campeonato, o futuro de um jogador ou de um treinador. O VAR traz mais dúvidas do que justiça ao futebol. Obriga o árbitro a intervir em lances estúpidos e inconsequentes. Não entendem o que é o contacto. Não vamos falar do Campeonato do Mundo do Catar porque é uma vergonha", afirmou.
Em sintonia com a insatisfação com a arbitragem no Catar, o antigo jogador comentou a sua insatisfação com a forma como os campeões levantaram o título: "Eles ajudaram a Argentina a tornar-se campeã do mundo. Não há dúvida de que foram ajudados. Eles terão os seus méritos, mas dos cinco penáltis que tiveram, quatro foram, sem dúvida, não forçados. Isso é uma realidade. Mas, bem, também é mérito do Messi, que se movimenta muito a nível mundial. Acha que a FIFA não o vê e não o utiliza? Também é mérito da Argentina ter sabido tirar proveito disso", disse o uruguaio.
"Desde a introdução do VAR, o árbitro passou a ter um poder excessivo para interpretar o que quiser a qualquer momento. Numa partida, pode haver 20 penáltis ou nenhum, e acho que o futebol está um caos. Também disse isso a Pierluigi Colina no Campeonato do Mundo", insistiu sobre os danos que considera que o vídeoárbitro está a causar ao futebol.
Otimismo com Bielsa
Diego Lugano diminuiu a intensidade quando questionado sobre a contratação de Marcelo Bielsa como técnico do Uruguai. "Embora seja fã dos treinadores uruguaios, entendo que hoje o futebol está globalizado e até o Brasil está a olhar para treinadores internacionais como Carlo Ancelotti ou Abel Ferreira, quando é pentacampeão mundial. Dos treinadores que nós, uruguaios, poderíamos escolher, o mais indicado é Bielsa", explicou.
"Não sei se vamos aprender, mas vamos treinar e ouvir outras coisas sobre o desporto. Acho que, localmente, isso nos vai abalar um pouco. Precisamos de uma figura como Bielsa para mudar a nossa forma de jogar. Precisamos de saber o que vai sair dessa mistura. Os resultados nunca são garantidos, mas o que é certo é que ele é um treinador capaz de levar o Uruguai longe e abalar um pouco com a intensidade do seu trabalho", concluiu.