Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Diego Lugano critica: "Ajudaram a Argentina a tornar-se campeã do mundo"

Miguel Baeza
Diego Lugano durante um evento
Diego Lugano durante um eventoProfimedia
Diego Lugano, ex-defesa da seleção uruguaia foi muito crítico em relação à forma como a Argentina venceu o Campeonato do Mundo no Catar. Na mesma entrevista à "Radio Carve", o "charrúa" também valorizou a chegada de Marcelo Bielsa ao banco da equipa azul celeste.

Lugano não hesitou em criticar todos os aspetos do futebol actual. Para além do Mundial da Albiceleste, também teve palavras para o VAR: "O que me preocupa é que os jogadores não se mexem para dar a sua opinião. Não se pode decidir um dérbi ou um jogo por uma estupidez destas. Define um campeonato, o futuro de um jogador ou de um treinador. O VAR traz mais dúvidas do que justiça ao futebol. Obriga o árbitro a intervir em lances estúpidos e inconsequentes. Não entendem o que é o contacto. Não vamos falar do Campeonato do Mundo do Catar porque é uma vergonha", afirmou.

Em sintonia com a insatisfação com a arbitragem no Catar, o antigo jogador comentou a sua insatisfação com a forma como os campeões levantaram o título: "Eles ajudaram a Argentina a tornar-se campeã do mundo. Não há dúvida de que foram ajudados. Eles terão os seus méritos, mas dos cinco penáltis que tiveram, quatro foram, sem dúvida, não forçados. Isso é uma realidade. Mas, bem, também é mérito do Messi, que se movimenta muito a nível mundial. Acha que a FIFA não o vê e não o utiliza? Também é mérito da Argentina ter sabido tirar proveito disso", disse o uruguaio.

"Desde a introdução do VAR, o árbitro passou a ter um poder excessivo para interpretar o que quiser a qualquer momento. Numa partida, pode haver 20 penáltis ou nenhum, e acho que o futebol está um caos. Também disse isso a Pierluigi Colina no Campeonato do Mundo", insistiu sobre os danos que considera que o vídeoárbitro está a causar ao futebol.

Otimismo com Bielsa

Diego Lugano diminuiu a intensidade quando questionado sobre a contratação de Marcelo Bielsa como técnico do Uruguai. "Embora seja fã dos treinadores uruguaios, entendo que hoje o futebol está globalizado e até o Brasil está a olhar para treinadores internacionais como Carlo Ancelotti ou Abel Ferreira, quando é pentacampeão mundial. Dos treinadores que nós, uruguaios, poderíamos escolher, o mais indicado é Bielsa", explicou.

"Não sei se vamos aprender, mas vamos treinar e ouvir outras coisas sobre o desporto. Acho que, localmente, isso nos vai abalar um pouco. Precisamos de uma figura como Bielsa para mudar a nossa forma de jogar. Precisamos de saber o que vai sair dessa mistura. Os resultados nunca são garantidos, mas o que é certo é que ele é um treinador capaz de levar o Uruguai longe e abalar um pouco com a intensidade do seu trabalho", concluiu.