Federação Australiana estuda candidatura ao Mundial-2034, apesar do apoio da AFC à Arábia Saudita

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Australiana estuda candidatura ao Mundial-2034, apesar do apoio da AFC à Arábia Saudita

James Johnson, diretor executivo do Football Australia
James Johnson, diretor executivo do Football AustraliaReuters
O presidente da federação australiana de futebol, James Johnson, disse esta quinta-feira que ainda está a estudar uma candidatura para acolher o Campeonato do Mundo de 2034, apesar da Confederação Asiática de Futebol (AFC) ter declarado o seu apoio à Arábia Saudita.

Depois de ter nomeado Marrocos, Espanha e Portugal como anfitriões do Campeonato do Mundo de 2030, com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai a acolherem os jogos de abertura para assinalar o centenário do torneio, a FIFA convidou os países das regiões da Ásia e da Oceânia a apresentarem propostas para 2034.

A Federação Saudita de Futebol anunciou a sua candidatura minutos depois, com o presidente da AFC, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, a saudar o anúncio, dizendo que"toda a família do futebol asiático estará unida no apoio à importante iniciativa do Reino da Arábia Saudita".

A Austrália, que passou da Oceânia para a Confederação Asiática em 2006, já anunciou a sua intenção de se candidatar ao torneio de 2034 e James Johnson disse que nada tinha mudado.

"Como já foi dito, o Football Australia está a explorar a possibilidade de se candidatar ao Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA de 2029 e/ou ao Campeonato do Mundo da FIFA de 2034", afirmou, num comunicado.

"Estamos animados com o enorme sucesso do Mundial do Catar e do Mundial Feminino da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023. A família do futebol da Ásia e da Oceânia terá mais uma vez a oportunidade de mostrar a sua capacidade de receber o mundo e sediar os melhores torneios da FIFA", acrescentou.

O prazo para os candidatos a anfitriões apresentarem as suas confirmações de interesse termina no próximo dia 31 de outubro.

A Austrália nunca acolheu um Campeonato do Mundo de futebol masculino e foi eliminada na primeira ronda de votação para o evento de 2022.

O Campeonato do Mundo de 2026, que contará com 48 equipas, será organizado pelos Estados Unidos, Canadá e México.