Mais

A 14 dias da estreia no Mundial-2023, selecionador da Zâmbia foi acusado de abuso sexual

Bruce Mwape está debaixo de fogo
Bruce Mwape está debaixo de fogoFAZ
O the Guardian lançou, este sábado, relatórios que dão contas de abusos sexuais por parte de Bruce Mwape. Selecionador da Zâmbia encontra-se a preparar a participação no Campeonato do Mundo.

Nomeado selecionador feminino da Zâmbia em 2018, Bruce Mwape conseguiu um dos grandes feitos do futebol daquele país ao qualificar-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo. Contudo, a viagem para Austrália e Nova Zelândia acontece à sombra de uma polémica.

Em setembro de 2022, a Federação de Futebol da Zâmbia (FAZ) revelou que estava em curso uma investigação por alegados abusos sexuais no lado feminino. Na altura os nomes não foram revelados, mas o the Guardian revela agora que Mwape e Kaluba Kangwa, que trabalha com sub-17, são os dois investigados.

Uma das jogadoras, que não quis ser identificada, explicou mesmo que “se o Mwape quisesse dormir com alguém tinha de se dizer que sim. É normal que isso aconteça”. Existem registos de ameaças da própria FAZ devido aos bons resultados que estão a ser alcançados.

Recorde-se que a Zâmbia está no Grupo G do Mundial-20223, com Espanha, Japão e Costa Rica.