Mais

Metidas em vários cantos: Suécia goleia Itália (5-0) e confirma presença nos oitavos

Suécia aproveitou lances de bola parada para arrumar o jogo contra a Itália
Suécia aproveitou lances de bola parada para arrumar o jogo contra a ItáliaAFP
A Suécia somou a segunda vitória consecutiva na fase de grupos do Campeonato do Mundo, este sábado, ao vencer a Itália (5-0), resultado que permitiu à seleção liderada por Peter Gerhardsson confirmar um lugar nos oitavos de final da competição.
As notas individuais dos onzes da partida
As notas individuais dos onzes da partidaFlashscore

Recorde as principais incidências da partida

Num duelo entre duas seleções que tinham entrado a vencer no Mundial-2023, a Itália entrou apostada em contrariar o favoritismo da Suécia e teve o domínio da partida durante os primeiros 20 minutos, movida pela força de Sofia Cantore.

A camisola '7' de Itália criou a primeira oportunidade aos 25 segundos de jogo, com o remate a sair traiçoeiro para defesa complicada de     Zecira Musovićc, e, aos 17', mais uma vez Cantore a ficar perto do primeiro, em mais um sinal claro da superioridade e de maior clarividência por parte da equipa de Milena Bertolini nos primeiros minutos.

As principais notas estatísticas do encontro
As principais notas estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

A reação sueca

Sem conseguir abrir o ativo, a Itália começou a perder o controlo do jogo à passagem do minuto 23. A partir desse momento, as suecas cresceram em termos de domínio e aproximaram-se com maior critério do último terço, até que através de um lance de bola parada abriram o ativo no Wellington Regional Stadium, na Nova Zelândia.

Jonna Andersson bateu o pontapé de canto para a zona do primeiro poste e Ilestedt saltou literalmente à frente da guarda-redes italiana para atirar a contar para o 1-0. Estavam decorridos 39 minutos de jogo e o pior ainda estava para chegar... Apenas cinco minutos volvidos, a Suécia conseguiu criar mais uma grande oportunidade - Durante negou o golo a Blackstenius - e mais dois golos ainda antes do apito para o intervalo.

Posição média das jogadoras da Suécia
Posição média das jogadoras da SuéciaAFP/Opta by Stats Perform

Novamente, Jonna Andersson a bater um canto para a zona do primeiro poste, onde apareceu uma jogadora italiana a desviar para onde estava Fridolina Rolfo, com a jogadora do Barcelona a marcar com a coxa. Pouco depois, Blackstenius aproveitou a apatia italiana para selar o 3-0 no primeiro tempo.

A vantagem de três golos era muito confortável para as suecas, que beneficiaram muito da quebra italiana após o primeiro golo sofrido. Os cantos passaram a ser um verdadeiro terror e sempre que Andersson se aproximava da bola junto à bandeirola de canto já se temia o pior. E, aos 50 minutos, o pior voltou a acontecer. Andersson voltou a bater o canto para a zona de sempre e Ilestedt voltou a aparecer para o desvio, num lance tirado a papel químico do 1-0 e que deixou Itália sem reação.

Jonna Andersson esteve diretamente ligada a três golos
Jonna Andersson esteve diretamente ligada a três golosAFP/Opta by Stats Perform

Em cima do apito final, Rebecka Blomqvist fez uma maldade a Elena Linari e fechou o triunfo robusto com chave de ouro em 5-0.

Com este resultado, a Suécia chega aos seis pontos e confirma o apuramento para os oitavos de final do Mundial, enquanto a Itália segue no 2.º posto e vai ter de decidir as suas contas na última partida, frente à África do Sul.

 

Melhor em campo Flashscore: Jonna Andersson