Mais

Wiegman admite: "Espanha foi melhor que nós"

Wiegman assiste à final
Wiegman assiste à finalAFP
A treinadora da Inglaterra, Sarina Wiegman, disse que as Leoas foram derrotadas pela melhor equipa depois de a Espanha ter vencido o Campeonato do Mundo Feminino com uma vitória por 1-0, na final que se jogou este domingo.

Olga Carmona marcou o único golo da Espanha, que manteve as campeãs europeias à distância e poderia ter vencido por uma margem maior se a guarda-redes inglesa Mary Earps não tivesse defendido o penálti de Jennifer Hermoso na segunda parte.

"No geral, penso que a Espanha foi um pouco melhor do que nós hoje. Fizeram um grande torneio, por isso, parabéns", disse Wiegman, que também perdeu uma final do Campeonato do Mundo quando comandava os Países Baixos há quatro anos, mas para os Estados Unidos da América: "Acho que toda a gente viu um jogo incrível, um jogo muito aberto. Duas equipas que querem jogar futebol."

Wiegman foi obrigada a fazer uma remodelação antes do torneio, quando a capitã Leah Williamson e Beth Mead foram afastadas por lesões nos ligamentos cruzados do joelho. Em seguida, perdeu Lauren James por dois jogos depois que a atacante recebeu um cartão vermelho nas oitavas-de-final contra a Nigéria.

Wiegman elogiou as suas jogadoras por se adaptarem a tantos contratempos, mas disse que isso não diminuiu a dor da queda no último obstáculo.

"É claro que a sensação agora é muito má. Vamos para a final, queremos dar tudo para ganhar, mas depois perdemos. São acoisas que acontecem no desporto. O que fizemos, como nos apresentamos como equipa, como queremos jogar, ultrapassando tantos desafios, sinto que podemos estar muito orgulhosos de nós próprios. Mesmo que não seja o que parece neste momento."

A capitã da Inglaterra, Millie Bright, disse que as Lionesses ficaram com o coração partido depois de terem recuperado de um início lento no torneio para chegarem à final pela primeira vez.

"Estamos de coração partido. Demos tudo de nós, mas infelizmente não estivemos lá hoje", disse a defesa do Chelsea:"Esta equipa é incrível. Tivemos muitas críticas no início do torneio, algumas perderam a confiança em nós, mas nunca deixámos de acreditar em nós próprias. Acreditávamos plenamente, mas uma vezes o futebol vai a nosso favor, outras vezes vai contra nós. Jogámos uma final do Campeonato do Mundo. Daqui a umas semanas vamos apreciar este dia e o facto de termos ficado em segundo lugar, mas é difícil de aceitar porque somos vencedoras, queremos ganhar."

Millie Bright após a partida
Millie Bright após a partidaAFP

A Inglaterra quase começou a jogar bem, quando Lauren Hemp acertou na barra. Mas a Espanha raramente foi incomodada depois do golo de Carmona, aos 29 minutos.

"Na primeira parte não estivemos no nosso melhor", acrescentou Bright: "Na segunda parte, recuperámos, mostrámos a nossa luta, o nosso carácter e tivemos oportunidades".