Rooney diz que precisa de tempo para "ultrapassar o revés" do despedimento do Birmingham

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rooney diz que precisa de tempo para "ultrapassar o revés" do despedimento do Birmingham

Wayne Rooney diz que o despedimento do treinador do Birmingham City foi um rude golpe
Wayne Rooney diz que o despedimento do treinador do Birmingham City foi um rude golpeAFP
Wayne Rooney disse que vai "levar algum tempo para superar este revés", depois de ter sido demitido esta terça-feira do cargo de treinador do Birmingham City, após um período desastroso no comando técnico.

O ex-jogador do Manchester United e da seleção inglesa, de 38 anos, foi nomeado treinador do Birmingham em outubro, mas conseguiu apenas duas vitórias em 15 jogos, com a derrota por 0-3 com o Leeds na segunda-feira, a nona derrota sob o seu comando, sendo a gota de água.

O Birmingham - que tem Tom Brady, lenda da NFL, como acionista minoritário - está envolvido numa luta contra a despromoção, tendo caído do sexto para o 20.º lugar desde que Rooney assumiu o comando técnico.

"Apesar dos seus melhores esforços, os resultados não corresponderam às expectativas que foram definidas no início", lê-se no comunicado oficial do clube.

"Por isso, a direção considera que uma mudança na gestão é do melhor interesse do clube de futebol", acrescentou a mesma nota.

Rooney substituiu John Eustace, que foi demitido logo após ter conduzido o Birmingham a duas vitórias consecutivas, que o levaram aos lugares do play-off.

"O futebol é um negócio de resultados e reconheço que não estiveram ao nível que eu queria", disse Rooney.

"No entanto, o tempo é o bem mais precioso de que um treinador precisa e não acredito que 13 semanas tenham sido suficientes para supervisionar as mudanças necessárias. Pessoalmente, vou precisar de algum tempo para ultrapassar este revés", assumiu o antigo avançado.

"Estou ligado ao futebol profissional, como jogador ou dirigente, desde os 16 anos. Agora, tenciono passar algum tempo com a minha família enquanto me preparo para a próxima oportunidade no meu percurso como treinador", acrescentou.

A carreira de Rooney como treinador contrasta fortemente com os seus dias de jogador. Foi reconhecido por ter feito um bom trabalho no Derby em circunstâncias complicadas, salvando a equipa da despromoção em 2021 - por um ponto - após quatro meses no cargo.

No entanto, na sua primeira época completa no comando (2021/22), o clube foi penalizado com 21 pontos por se encontrar em situação de administração e por infrações à Liga Inglesa de Futebol, ao mesmo tempo que foi impedido de negociar no mercado de transferências.

Apesar de ter feito uma boa luta, o clube foi despromovido ao terceiro escalão da League One e Rooney deixou o clube em junho de 2022, ainda sob administração.

O seu próximo destino foi o DC United da MLS, em julho de 2022. O clube terminou em último lugar na Conferência Este, mas melhorou na campanha de 2023, terminando em 12.º lugar.

No entanto, o seu registo geral como treinador é pouco impressionante, com apenas 41 vitórias e 73 derrotas em 152 jogos.