Semana de Dérbi: Ipswich Town-Norwich City, um duelo de orgulho da Ânglia Oriental

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: Ipswich Town-Norwich City, um duelo de orgulho da Ânglia Oriental

O Ipswich Town está à espera de vencer o seu rival há 14 anos
O Ipswich Town está à espera de vencer o seu rival há 14 anosProfimedia
O Ipswich Town e o Norwich City são, de longe, os melhores clubes da Ânglia Oriental. Na sua longa história, nenhum dos dois passou muito tempo na primeira divisão do futebol inglês, mas, quando lá estiveram, deixaram muitas vezes uma forte impressão. Entre as décadas de 60 e 80, o Ipswich Town esteve entre os melhores. Foi campeão da liga em 1962, venceu a Taça de Inglaterra em 1978 e até ganhou a Taça UEFA três anos mais tarde. Uma grande época para o Norwich City foi 1992/93, a temporada inaugural da Premier League, em que os Canários terminaram em terceiro lugar, atrás de Manchester United e Aston Villa.

Ambos os clubes representam as maiores cidades da região do Leste de Inglaterra, também conhecida pelo seu nome histórico de Ânglia Oriental. Os seus pilares são os condados de Norfolk e Suffolk. O centro de Norfolk e a maior cidade da região é Norwich. Toda a sua conurbação tem uma população de cerca de 370.000 habitantes. Apenas 80 milhas a sul fica a capital do vizinho e rival Suffolk, Ipswich, cuja população é cerca de metade da do resto do condado.

A região é uma importante zona agrícola devido aos seus solos férteis. O dérbi entre os dois maiores clubes da região é, por isso, frequentemente designado por Old Farm derby, uma corruptela humorística do nome do famoso Old Firm Derby de Glasgow, entre o Celtic e o Rangers. A alcunha dos futebolistas do Ipswich, os Trator Boys, também corresponde à tradição agrícola. As camisolas amarelas e verdes do Norwich também sugerem uma ligação com os extensos campos de cereais e as explorações hortícolas da região, mas estão relacionadas com a alcunha do clube, os Canaries. É assim que os jogadores do Norwich são conhecidos desde o início do século XX, uma vez que o presidente do clube na altura criava canários.

Orgulho de Ânglia

Apesar de os habitantes de East Anglians serem brincalhões e não terem medo de fazer troça de si próprios (como prova o facto de os adeptos do Ipswich não terem vergonha da alcunha do clube, considerando-se "Trator Boys" e gabando-se dessa alcunha), preferem um nome diferente para o maior jogo do país do que o clássico de Old Farm. Chamam à batalha pelo título de rei do futebol da região um nome muito mais pomposo e poético - o Pride of (East) England, ou Pride of Anglia.

Mas não são apenas os dois clubes mais bem sucedidos e tradicionais da região que estão a disputar o título. Outros grandes clubes da região leste da Inglaterra são o Colchester United, o Peterborough United e o Cambridge United. O Colchester está atualmente na League Two (Liga 4), enquanto o Peterborough e o Cambridge estão um escalão acima.

O Ipswich Town também foi promovido da League Three para o Championship na época passada, onde volta a defrontar o seu maior rival, o Norwich, após um interregno de vários anos.

O "Pride of England" voltará a ser discutido esta época, na segunda maior competição de Inglaterra.

Norwich e Ipswich são os centros de East Anglia.
Norwich e Ipswich são os centros de East Anglia.P3K / Google Maps

Os principais êxitos do Ipswich no panorama nacional foram referidos na introdução. Em especial, na década de 1973 a 1983, foi uma das equipas de topo do futebol inglês e representou-o regularmente na fase europeia. Ao longo da sua história, os Trator Boys disputaram as três principais competições europeias de clubes da época (Taça dos Campeões Europeus, Taça dos Vencedores das Taças e Taça UEFA) e tiveram um desempenho tão bom na cena internacional que são mesmo a única equipa inglesa que nunca perdeu um jogo em casa nas competições europeias.

E defrontou equipas como o Real Madrid, o AC Milan, o Inter de Milão, a Lazio e o Barcelona. Aliás, venceu todos eles em casa (o Barcelona até por duas vezes). Num total de 31 jogos disputados no seu estádio de Portman Road, os jogadores do Ipswich saíram vencedores em 25 ocasiões, tendo empatado seis vezes com os seus adversários europeus.

O último jogo do clube no futebol europeu foi uma derrota na segunda ronda da Taça UEFA, na época 2002/2003, frente ao Slovan Liberec (o Ipswich venceu por 1-0 em casa, o Slovan venceu em Liberec pelo mesmo resultado e depois ganhou o desempate por grandes penalidades).

O Norwich não conseguiu tanto sucesso (e tão grande) como o seu rival regional. Os Canários conseguiram vencer "apenas" a Taça da Liga (duas vezes, em 1962 e 1985), mas também detêm um recorde europeu interessante entre as equipas inglesas. De facto, é a única que conseguiu vencer o Bayern Munique no seu Estádio Olímpico. O Bayern mudou-se da sua antiga casa para a moderna Allianz Arena em 2005 e já perdeu mais do que uma vez para equipas inglesas.

O cântico mais antigo do mundo

O Ipswich Town foi fundado em 1878 e o Norwich City quase um quarto de século mais tarde (1902). A forte tradição e história do futebol no Leste de Inglaterra é sublinhada pelo cântico do Norwich, "On the Ball, City". De facto, acredita-se que é o cântico de futebol mais antigo ainda em uso no mundo.

Os adeptos do Norwich cantam-no desde a fundação do clube. A canção é ainda mais antiga do que o próprio clube. Diz-se que foi composta por um dos fundadores do Norwich City e mais tarde presidente do clube, Albert T. Smith, para as suas anteriores equipas de futebol.

Atualmente, o Ipswich Town está intimamente associado a esta música. De facto, o cantor e compositor mundialmente famoso Ed Sheeran é um grande fã. O cantor e compositor natural de Suffolk é também um dos principais patrocinadores do clube - tem até um lugar na parte mais prestigiada da camisola, onde aparece o logótipo do seu álbum musical ou uma referência à sua digressão de concertos.

O primeiro dérbi de East Anglian foi disputado em 1902. O deste sábado será o número 149. O registo é equilibrado - o Ipswich venceu 60 duelos, o Norwich 58. No entanto, no principal escalão do futebol inglês, apenas 28 foram disputados. No total, o Ipswich passou apenas 26 temporadas na primeira divisão, enquanto o Norwich City passou mais uma.

Na presente época, o título do Pride of Anglia será disputado no Championship. O Ipswich, recém-chegado ao Championship, está a fazer uma época fantástica até agora. Está atualmente no topo da tabela, o que lhe garantiria a promoção direta para a Premier League no final da época (as duas primeiras equipas sobem diretamente). 

Será que os rivais do Norwich conseguirão parar o carrossel dos Traktors? O Ipswich está em boa forma, mas não vence um clássico desde 2009, um total de 12 jogos consecutivos. O clássico de Old Farm tem início às 12:30 de sábado e pode ser seguido no Flashscore.

Outros dérbis da semana

Quinta-feira, 14 de dezembro

Irã - Liga Profissional do Golfo Pérsico

Persépolis - Esteghlal

Dérbi de Teerã (Tehran derby)

O dérbi de Teerão é uma das competições de futebol mais exigentes e maiores da Ásia. O Persepolis representa a classe trabalhadora, não só da capital iraniana, mas de todo o país. O Esteghlal é, historicamente, um clube da classe alta. O ambiente do dérbi é atualmente afetado negativamente pela crise geral que se vive no país.

Sexta-feira, 15 de dezembro

Polónia - Ekstraklasa

Zaglebie Lubin - Slask Wroclaw

Derby Dolnego Slaska (dérbi da Baixa Silésia)

O dérbi da Baixa Silésia foi objeto de cobertura na nossa rubrica semanal, antes do primeiro confronto entre os dois clubes esta época. Este último foi ganho pelo Zaglebie, em julho. No entanto, incluindo a derrota no dérbi, o Slask Wroclaw só caiu duas vezes até agora nesta temporada e ocupa a primeira posição na tabela.

Sábado, 16 de dezembro

Austrália - A-League

Melbourne Victory - Sydney FC

The Big Blue Derby

Existe uma grande rivalidade entre as duas maiores cidades da Austrália: Sidney e Melbourne. O dérbi de futebol entre as equipas mais importantes das duas cidades chama-se "The Big Blue". A cor do clube de ambas as equipas é o azul e, em inglês australiano, a palavra blue também significa luta, briga ou discussão.

Bélgica - Jupiler Pro League

Standard Liège - Charleroi

Derby wallon (Derby da Valónia)

O Standard completou a dobradinha do clássico belga contra o Anderlecht e está prestes a enfrentar outro dérbi. O seu adversário será o Royal Charleroi, que é, juntamente com o Standard, uma das duas equipas tradicionais da liga que representa a parte valã (francófona) da Bélgica.

Domingo, 17 de dezembro

Club Brugge - KAA Gent

Slag om Vlaanderen (Batalha da Flandres)

Gent e Bruges são belas cidades históricas da Flandres, na Bélgica. Situadas a apenas 50 quilómetros de distância, são a casa de dois clubes de sucesso. O Club Brugge é um dos melhores do país nos últimos anos. O Gent também participa regularmente nas competições europeias.

Croácia - HNL

Dínamo Zagreb - Hajduk Split

Derby de Vječni (derby eterno)

O Dínamo Zagreb, da capital, reina claramente no futebol croata, historicamente e atualmente. O seu maior rival é o Hajduk, da segunda maior cidade, Split. Ambos os clubes são apoiados por grandes e fanáticos grupos de adeptos - Bad Blue Boys (Dínamo) e Torcida (Hajduk).

Inglaterra - Premier League

Liverpool - Manchester United

Dérbi do Noroeste

Liverpool e Manchester competem como cidades desde a Revolução Industrial. Após o desenvolvimento do futebol, passaram também a competir entre si no relvado. O Liverpool e o Manchester United são, historicamente, os clubes ingleses mais bem sucedidos. O Liverpool conquistou um total de 68 troféus e o Manchester 67. O dérbi do Noroeste é uma das rivalidades mais ferozes do mundo.

Alemanha - Bundesliga

Bayern Munique - Estugarda

Südderby (Derby do Sul)

Munique e Estugarda são as maiores cidades do sul da Alemanha. O dérbi entre os seus clubes de futebol é um caso bastante unilateral. O ressentimento dos adeptos do Estugarda em relação ao Bayern, além da força do rival, é agravado pelo facto de o Bayern lhes ter "tirado" jogadores como Giovane Elber, Mario Gómez e Benjamin Pavard.

Israel - Ligat ha'Al

Hapoel Haifa - Maccabi Haifa

Dérbi de Haifa (Haifa derby)

Tal como noutras cidades israelitas, o confronto entre clubes de futebol com os nomes Hapoel e Maccabi é uma grande rivalidade. O dérbi entre o Hapoel e o Maccabi foi analisado pela nossa rubrica, utilizando Telavive como exemplo. Mesmo em Haifa, os dois clubes representam classes sociais e valores diferentes. No entanto, juntos, partilham um estádio para mais de 30.000 espectadores.

Segunda-feira, 18 de dezembro

Portugal - Primeira Liga

Sporting - FC Porto

Leões vs. Dragões)

O Sporting e o FC Porto são, historicamente, dois dos três melhores clubes de Portugal. O Sporting já conquistou 19 títulos, o FC Porto 30. A rivalidade entre ambos é acentuada pela competição entre a capital Lisboa e a segunda maior cidade, o Porto. A rivalidade tem o nome dos animais que são os principais símbolos dos dois clubes.