Mais

Um jogador de cada equipa do Championship a ter em conta (com três portugueses em destaque)

Aaron Ramsey regressou ao Cardiff City
Aaron Ramsey regressou ao Cardiff CityProfimedia
A temporada 2023/24 da Championship já arrancou. O Flashscore apresenta-lhe nomes a ter em conta no segundo escalão do futebol inglês. Os portugueses Chiquinho, Luís Semedo e Cafu são alguns dos nomes que geram expectativa em Inglaterra

Apesar de a Premier League ser, com toda a razão, o centro das atenções, há sempre alguns jogadores na liga abaixo que estão prontos para impressionar numa das divisões mais competitivas da Europa. O Championship oferece uma excelente plataforma para os jogadores fazerem isso mesmo e mostrarem as suas capacidades ao longo de uma extenuante época de 46 jogos.

Aqui, o Flashscore analisa um jogador a ter em conta de cada uma das 24 equipas do segundo escalão.

A janela de transferências ainda está a decorrer, pelo que alguns jogadores apareceriam aqui, mas foram deixados de fora devido a transferências prováveis ou iminentes.

Birmingham City - Siriki Dembele

O Birmingham parece estar colhendo os frutos de uma recente aquisição, trazendo uma série de caras novas na tentativa de deixar para trás alguns anos decepcionantes.

Uma das novidades mais interessantes é o extremo Sirki Dembele, que teve uma temporada produtiva na última vez em que disputou a Championship com o Peterborough e o Bournemouth, marcando sete golos e dando três assistências.

Menção honrosa - George Hall

Os números de Siriki Dembele
Os números de Siriki DembeleFlashscore

Blackburn Rovers - Adam Wharton

Nascido em 2004, o médio do Blackburn, Adam Wharton, de 19 anos, chamou a atenção de muitos clubes da Premier League, mas tudo indica que passará mais uma temporada na Championship - o que é provavelmente o melhor cenário para que o seu desenvolvimento continue.

Wharton é um médio tecnicamente dotado que também pode ajudar defensivamente e o seu crescimento ao longo da época será interessante de observar - o jovem já jogou 22 vezes pela equipa principal em todas as competições e deverá assumir um papel mais proeminente na próxima campanha.

Menão honrosa - Arnor Sigurdsson

Wharton comemora o gol contra o Millwall na temporada passada
Wharton comemora o gol contra o Millwall na temporada passadaProfimedia

Bristol City - Tommy Conway

O Bristol City construiu uma equipa bastante entusiasmante antes da época 2023/24 com contratações inteligentes como Haydon Roberts e Jack Knight, mas um jogador a ter em conta que saiu da academia do clube é Tommy Conway.

O avançado já conta com 10 golos no Campeonato e, com apenas 20 anos, poderá aumentar ainda mais esse número na próxima campanha.

Naturalmente, a resposta óbvia aqui seria Alex Scott, mas ele parece destinado a se transferir para a Premier League.

Menção honrosa - Sam Bell

Os números de Tommy Conway
Os números de Tommy ConwayFlashscore

Cardiff City - Aaron Ramsey

Numa verdadeira história de conto de fadas, Aaron Ramsey regressou ao seu clube de infância este verão e, ao que consta, recusou uma transferência lucrativa para a Arábia Saudita.

O Cardiff tem passado por dificuldades nos últimos anos, mas o herói galês Ramsey pode levar os Blue Birds de volta ao topo da tabela.

Menção honrosa - Ike Ugbo

Coventry City - Ellis Simms

O Coventry venceu uma série de clubes da Championship para garantir a contratação permanente de Ellis Simms, que marcou sete golos em 17 jogos pelo Sunderland na última temporada. Depois de já ter provado o seu valor no Championship, Simms tem agora a difícil tarefa de substituir os golos de Viktor Gyokeres após a saída do sueco para o Sporting.

Menção honrosa - Milan van Ewijk

Huddersfield Town - Jack Rudoni

Depois de chegar do AFC Wimbledon, da League Two, no verão passado, Jack Rudoni teve uma primeira temporada bastante estável na segunda divisão e agora pode seguir em frente depois de mais um ano de futebol, participando de todos os 46 jogos da Championship.

Rudoni pode jogar em qualquer posição do meio-campo e nos dois flancos, e será vital para as chances de permanência do Huddersfield.

Menção honrosa - Michal Helik

Hull City - Harry Vaughan

Harry Vaughan chegou ao Hull no último dia de janeiro de 2022 e impressionou no pouco tempo de jogo que teve. Os tigers tiveram um final de temporada bem-sucedido, perdendo apenas dois dos últimos 12 jogos, o que é um impulso que eles vão querer levar para a próxima campanha.

Vaughan espera ter mais minutos nesta temporada e, com apenas 19 anos, pode estar pronto para entrar na equipa principal.

Menção honrosa - Ozan Tufan

Ipswich Town - Conor Chaplin

O Ipswich vai tentar manter o ritmo da promoção da época passada para a nova campanha no Championship, com Conor Chaplin a ser, mais uma vez, uma das principais fontes de golos.

Ele marcou 26 golos e deu cinco assistências na League One e será chamado a dar mais um retorno na Championship, já que os Trator Boys querem voltar a brilhar.

Menção honrosa - Leif Davis

Os números de Connor Chaplin
Os números de Connor ChaplinFlashscore

Leeds United - Charlie Cresswell

Defensivamente, o Leeds foi a pior equipa da Premier League na época passada, tendo sofrido 78 golos, o que é um problema sério que tem de ser resolvido se quiser sair da Championship.

A solução para os seus problemas pode estar muito mais perto de casa do que eles pensam, na forma de Charlie Cresswell, que passou a última temporada emprestado ao Millwall, jogando 28 jogos e até contribuindo com cinco golos.

Cresswell deverá entrar na defesa do Leeds e desempenhar um papel fundamental na sua luta pela subida de divisão.

Menção honrosa - Archie Gray

Leicester City - Callum Doyle

A academia do Manchester City tem produzido alguns talentos fantásticos nos últimos anos e Callum Doyle não é diferente.

O defesa desempenhou papéis proeminentes tanto no sucesso do Sunderland no play-off da League One em 2021/22 como na viagem do Coventry até à final do play-off do Championship na época passada, com o Leicester à espera de um impacto semelhante ao tentar regressar à Premier League.

O trabalho defensivo de Doyle é de alto nível, mas o seu passe chama a atenção e será vital para a forma como os Foxes estão a tentar jogar esta época.

Menção honrosa - Harry Souttar

Middlesbrough - Riley McGree

O Middlesbrough chegou aos play-offs na temporada passada e tentará continuar a trajetória ascendente sob o comando de Michael Carrick nesta temporada - e o meio-campista Riley McGree pode ter um grande impacto em Teesside.

O australiano atuou 43 vezes na temporada passada e teve um papel importante na equipe de Carrick, o que ele vai querer repetir desta vez, já que se aproxima mais uma luta pela promoção.

Menção honrosa - Morgan Rogers

Millwall - Kevin Nisbet

O Millwall decidiu trazer Kevin Nisbet no verão para acrescentar mais golos ao seu já florescente ataque - no que poderá vir a revelar-se um negócio muito astuto.

O avançado marcou 10 golos em 14 jogos pelo Hibernian na Escócia na época passada e os seus instintos de goleador podem ser muito úteis para o Millwall, que quer voltar a tentar chegar aos play-offs.

O entrosamento com Zian Flemming - caso ele permaneça no clube - pode ser algo para se ficar de olho.

Menção honrosa - Romain Esse

Norwich City - Christian Fassnacht

O extremo Christian Fassnacht chegou ao Norwich vindo do Young Boys durante o verão, com um pedigree razoável, tendo vencido a Superliga Suíça cinco vezes.

Fassnacht marcou 68 golos e deu 41 assistências durante o seu tempo na Suíça e os Canários esperam que ele possa trazer esse tipo de números para o Campeonato.

Menção honrosa- Gabriel Sara

Os números de Fassnacht
Os números de FassnachtFlashscore

Plymouth Argyle - Morgan Whittaker

Depois de ser promovido da League One, o Plymouth vem acrescentando jogadores ao seu elenco com o objetivo principal de permanecer na Championship - e a principal contratação até agora é o retorno permanente de Morgan Whittaker.

O avançado foi emprestado na primeira parte da temporada passada, mas foi chamado de volta pelo Swansea depois de marcar nove golos e dar sete assistências.

Depois de seis meses decepcionantes, Whittaker agora tem algo a provar na segunda divisão com o Plymouth.

Menção honrosa - Bali Mumba

Preston North End - Calvin Ramsay

Apesar de uma primeira temporada conturbada no Liverpool após a sua transferência do Aberdeen, Calvin Ramsay ainda é muito bem avaliado e agora tem a chance de provar o seu valor na Championship com o Preston. A equipa esteve à beira do play-off na última temporada e quer voltar a vencer.

Ramsay entrará diretamente na posição de lateral-direito e pode ser uma ameaça a mais para o ataque - ele deu nove assistências durante a sua primeira campanha como profissional na Escócia.

Menção honrosa - Mads Frokjaer-Jensen

QPR - Jimmy Dunne

Apesar de ter contraído uma lesão no ombro na pré-temporada, Jimmy Dunne será crucial para a próxima campanha do QPR e, sem dúvida, importante para as suas tentativas de permanecer na divisão.

Dunne é um defesa sólido que se destaca no jogo aéreo e será bem-vindo de volta ao time o mais rápido possível, já que o clube londrino tem pela frente uma temporada sombria.

Menção honrosa - Asmir Begovic

Rotherham United - Viktor Johansson

Johansson foi um dos melhores guarda-redes da liga na época passada e vai tentar manter a sua excelente forma no momento em que o Rotherham luta mais uma vez para evitar a despromoção.

Se não fosse pelo sueco, o Rotherham poderia ter tido mais problemas e terminado mais abaixo na tabela. Depois de perder dois dos seus melhores jogadores de campo, Chiedozie Ogbene e Wes Harding, Johansson terá de dar mais uma vez um passo à frente.

Menção honrosa - Cafu

Sheffield Wednesday - Anthony Musaba

Apesar de ter muito com que se preocupar após a surpreendente saída do treinador Darren Moore, o Sheffield Wednesday parece estar finalmente a avançar na direção certa, como demonstra a contratação do altamente cotado extremo do Mónaco Anthony Musaba.

O neerlandês teve dificuldades em entrar na equipa do Mónaco e passou muito tempo emprestado, mas agora tem uma nova casa para impressionar.

O Wednesday garantiu a contratação permanente do jogador e a dimensão diferente que ele oferece no ataque será importante para a luta pela sobrevivência do clube.

Menção honrosa - George Byers

Southampton - Shea Charles

O Southampton contratou o jovem Shea Charles, da academia do Manchester City, após a sua despromoção da primeira divisão e espera-se que ele assuma um dos papéis no meio-campo deixados por James Ward-Prowse ou Romeo Lavia, que parecem estar prestes a partir.

Charles está muito bem cotado tanto pelo Southampton como pela Irlanda do Norte - tendo já feito seis jogos pela seleção nacional - e parece estar pronto para causar um verdadeiro impacto na sua primeira época completa de futebol sénior.

Menção honrosa - Carlos Alcaraz

Charles marca de cabeça durante o amistoso do Southampton contra o Bournemouth
Charles marca de cabeça durante o amistoso do Southampton contra o BournemouthProfimedia

Stoke City - Chiquinho

Chiquinho chegou ao Stoke por empréstimo do Wolves durante a janela de transferências de verão e deve acrescentar uma nova dimensão ao ataque.

O Stoke teve uma notável falta de ameaça nas faixas na última temporada e seu recém-chegado pode oferecer algo diferente no ataque - fez três assistências em apenas 200 minutos de futebol na Premier League na última temporada.

Menção honrosa - Ki-Jana Hoever

Sunderland - Luis Semedo

O Sunderland resolveu os seus problemas no topo do campo ao trazer o jovem Luis Semedo do Benfica no início da janela de transferências - um jogador que poucos adeptos conheciam.

Depois de um período de pré-temporada brilhante (quatro golos em quatro jogos), o avançado português parece ser uma aquisição inteligente e que pode causar sensação na segunda divisão. Com um metro e oitenta e cinco de altura, Semedo já provou que sabe onde está o golo e, com apenas 19 anos, poderá ter uma excelente época de estreia em Inglaterra.

Menção honrosa - Pierre Ekwah

Swansea City - Jerry Yates

Depois de ter visto os seus planos de pré-época descarrilarem com a saída do treinador Russel Martin para o Southampton, o Swansea está finalmente de volta aos eixos com a chegada de Michael Duff.

Em campo, o clube contratou Jerry Yates, que joga no ataque e marcou 14 golos ao serviço do Blackpool na época passada.

Com a incerteza em torno do futuro de Joel Piroe, Yates pode ser o próximo homem a brilhar para os Swans.

Menção honrosa - Matt Grimes

Watford - Yaser Asprilla

O Watford está à procura de um novo craque após as saídas de Ismaila Sarr e João Pedro - com Yaser Asrilla à espera. O colombiano pode jogar em qualquer uma das alas ou atrás do avançado, possuindo uma excelente capacidade de drible.

Com apenas 19 anos, ele está longe de ser um jogador completo, mas o jovem pode dar o passo adiante e ajudar o Watford a se recuperar de uma temporada ruim em 2022/23.

Menção honrosa - Rhys Healey

West Bromwich Albion - Josh Maja

O West Brom estava no mercado à procura de um avançado - apesar dos seus actuais problemas financeiros - e conseguiu um negócio sólido com a transferência gratuita de Josh Maja.

O antigo internacional nigeriano é um goleador nato quando está em forma e tem uma média de um golo a cada 189 minutos na sua carreira, embora uma passagem dececionante pelo Stoke em 2022 signifique que ele terá de agir rapidamente para conquistar os adeptos.

Menção honrosa - Jeremy Sarmiento

Os números de Maja
Os números de MajaFlashscore