Athletic Bilbao, Lens e Leeds United entre os clubes europeus com ataques mais verticais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Athletic Bilbao, Lens e Leeds United entre os clubes europeus com ataques mais verticais
O Athletic Bilbao registou a maior percentagem de corridas de alta intensidade por tempo de posse de bola nas cinco grandes ligas
O Athletic Bilbao registou a maior percentagem de corridas de alta intensidade por tempo de posse de bola nas cinco grandes ligasProfimedia
Os dados compilados pela SkillCorner e apresentados pelo Observatório do Futebol do CIES revelam quais são os clubes de futebol mais verticais e horizontais nos seus estilos de ataque na Europa.

O CIES Football Observatory analisou os estilos de ataque de equipas de 23 ligas de todo o mundo com base em dados relativos à frequência das corridas de alta intensidade dos jogadores, exclusivamente produzidos pela SkillCorner. As tecnologias pioneiras de rastreio desta empresa utilizam transmissões e vídeos tácticos para fornecer dados físicos e contextuais relativos a mais de 60 ligas e competições de futebol em todo o mundo.

Para efeitos da análise, a SkillCorner define uma corrida de alta intensidade (HIR) como uma corrida superior a 20 km/h durante pelo menos 0,7 segundos.

Para cada liga analisada, o CIES Football Observatory classificou os clubes desde aqueles cujos jogadores realizam mais HIR em posse de bola do que o esperado - em relação aos minutos de posse de bola - até aos que realizam menos.

A análise permite-nos apreciar quais os clubes que tendem a avançar rapidamente, ou mais verticalmente, quando têm a posse de bola, em comparação com aqueles que normalmente passam o tempo a construir de forma mais horizontal.

É claro que deve ser notado aqui que a frequência de corridas de alta intensidade não é a única métrica através da qual se pode medir a "verticalidade" no futebol. A frequência e/ou a trajectória das bolas longas, por exemplo, é outra medida frequentemente utilizada. No entanto, a análise seguinte do HIR lança uma luz fascinante sobre a forma como os diferentes clubes abordam e utilizam a posse de bola nas melhores ligas da Europa.

Verticalidade

Em termos de verticalidade, o Athletic Bilbao, da LaLiga, lidera a análise nas cinco grandes ligas europeias, registando mais 11% de HIR do que o esperado (por tempo de posse de bola).

Logo a seguir, surgem o Lens (+10,1%) e o Mónaco (9,8%), da Ligue 1, o Leeds United (9,6%), da Premier League, e o Empoli (9,5%), da Serie A.

Com níveis igualmente elevados de HIR por posse de bola, o Newcastle United (+8,5%) e o Borussia Dortmund (+6,0%), qualificados para a Liga dos Campeões, mostram que também é possível obter resultados de alto nível nas melhores ligas da Europa com um estilo de ataque mais vertical.

Horizontalidade

No outro extremo do espectro encontram-se os clubes que registam muito menos HIR por posse de bola - no seu extremo, indicado por uma grande percentagem negativa de HIR em comparação com o valor esperado.

Normalmente, este extremo dos dados é povoado por clubes que dominam a sua liga e, por conseguinte, muitas vezes também a posse de bola. O Shakhtar Donetsk da Ucrânia (-12,1%), o PSG, campeão da Ligue 1 (-10,9%) e o Manchester City, vencedor da Premier League (-8,2%) são, sem surpresa, equipas que passam mais tempo a construir horizontalmente do que os seus rivais, em parte devido ao seu relativo domínio da bola.

Um membro mais inesperado da categoria horizontal é o Crystal Palace - tem a frequência mais baixa de HIR por posse de bola entre as "cinco grandes" ligas europeias, com -16,3% do valor esperado.

O Friburgo, da Bundesliga (-16%), e o Brentford, da Premier League (-12%), completam as três equipas menos verticais das "cinco grandes" ligas no que diz respeito a esta métrica.

O Crystal Palace é a equipa dos
O Crystal Palace é a equipa dos Reuters

Principais ligas HIR

A Grã-Bretanha há muito que tem a reputação de praticar um futebol rápido e de alta intensidade e, por isso, não é uma grande surpresa ver a Premier League no topo da análise do SkillCorner sobre o maior número de corridas de alta intensidade por minuto de posse de bola (0,923) de todas as ligas analisadas.

A Premiership escocesa ficou em quarto lugar, com 0,871 HIR por minuto, enquanto a Championship, segundo escalão de Inglaterra, ficou em quinto lugar nos dados, com uma frequência de 0,867.

Mais surpreendente foi a frequência registada pela Primeira Liga Checa, que ficou em segundo lugar entre as ligas analisadas, com 0,889 HIR por minuto. A Superliga suíça foi a outra competição que ficou entre os cinco primeiros nesta métrica, com 0,873.

Pode ler o relatório do Observatório do Futebol do CIES e visualizar os resultados numa tabela interactiva aqui.

O Observatório do Futebol do CIES é um grupo de investigação do Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES), um centro de estudos independente situado em Neuchatel, na Suíça. O CIES Football Observatory é especializado na análise estatística do futebol.