Estreante no mais alto nível dos Países Baixos, o Almere teve de enfrentar o Jong Ajax, equipa de reservas, nas últimas 10 épocas, na Keuken Kampioen Divisie, o segundo escalão. A 12.ª ronda da Eredivisie, trouxe, finalmente o duelo ansiado e a cidade com pouco mais de 190 mil habitantes vai receber um histórico do futebol neerlandês, quando o Ajax chegar. Poucos adivinharam que seria a equipa de Flevoland a ter uma vantagem de um ponto na tabela.

O treinador Alex Pastoor e a sua equipa fizeram desta uma época inesquecível, com uma série invicta de seis jogos (incluindo a Taça) e um total de 12 pontos, conseguidos sobretudo nos últimos cinco jogos do campeonato. A novidade já passou em Almere, embora o desempenho em casa tenha ficado um pouco aquém, por enquanto. Uma vitória sobre o RKC (1-0) e um empate com o Go Ahead (0-0) foram as únicas vezes que não perdeu no Estádio Yanmar.
Fim da crise?
Desde a chegada do técnico John van 't Schip, o Ajax está com uma cor diferente nas bochechas. O vermelho manchado do último lugar na tabela classificativa, a luz da da lanterna, foi trocado pelo vermelho do espírito de luta. O Volendam e o Heerenveen já caíram na Johan Cruijff ArenA, fazendo com que os Amsterdammers deixassem para trás uma sensação de apuros na Eredivisie. Com uma vitória em Almere, o salto em direção à Europa poderá ser ainda maior.
No cenário europeu, o Ajax teve de engolir um revés no meio da semana passada. Em Amesterdão, o Brighton mostrou-se pela segunda vez demasiado forte (0-2), na Liga Europa colocando a equipa à beira da eliminação. Depois do jogo fora de casa, várias selecções vão viajar por todo o mundo e, a partir de 25 de novembro, o Ajax entrará numa fase de 26 dias cruciais em que as cartas serão baralhadas no campeonato, na Liga Europa e na Taça KNVB.
Jogadores a ter em conta
Em Almere, tudo gira em torno do francês Thomas Robinet. Ele marcou golos em todos os jogos oficiais que o Almere venceu. No Ajax, Brian Brobbey tem sido a figura ofensiva
