Ajax recusou convite da autarquia para homenagear equipa feminina devido à época dos homens

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ajax recusou convite da autarquia para homenagear equipa feminina devido à época dos homens
Arena Johan Cruyff, em Amesterdão
Arena Johan Cruyff, em Amesterdão
Reuters
A equipa feminina do Ajax não vai ser homenageada com uma festa pública na capital neerlandesa na segunda-feira, apesar de ter conquistado o título da Eredivisie, uma vez que os dirigentes do clube receiam que o fraco desempenho da equipa masculina esta época suscite uma resposta morna.

A presidente da Câmara de Amesterdão, Femke Halsema, convidou a equipa feminina para celebrar o título na famosa praça Leidseplein, mas a direção do Ajax recusou a oferta, o que provocou uma grande reacção negativa. As mulheres, recorde-se, conquistaram o terceiro título há três semanas e esse foi um dos argumentos utilizados.

A classificação no feminino
Flashscore

"Não apoiamos o momento, nem o local", disse um porta-voz do clube ao sítio Web holandês NU.nl. O Ajax receia que quaisquer celebrações públicas sejam silenciosas, dado o fraco desempenho da equipa masculina, "o que não seria bom para a imagem do futebol feminino".

A equipa masculina está em terceiro lugar no campeonato, a uma jornada do fim da época, e parece provável que não consiga um lugar na Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009.

O Feyenoord já foi coroado campeão da Eredivisie, garantindo o único lugar neerlandês na fase de grupos da Liga dos Campeões. O segundo classificado, o PSV Eindhoven, tem três pontos de vantagem sobre o Ajax e é favorito a um lugar na terceira pré-eliminatória da competição europeia de clubes.

A classificação masculina
Flashscore

"A falta de um clima de celebração em torno do Ajax em geral, que está ligado ao desempenho da equipa masculina esta época, desempenhou um papel na decisão", continuou o porta-voz do Ajax.

Os funcionários do município de Amesterdão não estão satisfeitos com a posição.

"Infelizmente, sem a cooperação do clube, o presidente da câmara e o vereador não vêem qualquer possibilidade de organizar uma cerimónia bem sucedida esta época", afirmaram as autoridades municipais num comunicado.

A ideia de homenagear a equipa feminina dividiu as opiniões na capital holandesa, com um clube de adeptos do Ajax a manifestar-se fortemente contra a ideia, embora por uma razão diferente.

"Na nossa opinião, uma homenagem pública em Amesterdão deveria ser reservada apenas ao Ajax 1 (a equipa masculina)", afirmou o clube de adeptos AFCASC em comunicado.

Mas a decisão de cancelar a cerimónia também foi alvo de críticas. 

"Com amigos assim, não são precisos inimigos. Estou muito desiludido com o que deveria ser o 'meu' clube", afirmou o antigo defesa do Ajax, Merel Van Dongen.