Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bilhete caseiro para os oitavos: Alemanha bate Hungria e é a primeira apurada

Atualizado
Alemanha apurou-se para os oitavos de final do Euro-2024
Alemanha apurou-se para os oitavos de final do Euro-2024AFP, Opta by Stats Perform
O primeiro bilhete para os oitavos de final do Europeu disputado na Alemanha vai para... a Alemanha. O conjunto germânico teve mais dificuldades do que na partida com a Escócia, mas venceu a Hungria por 2-0 para garantir os seis pontos e o consequente apuramento para a fase seguinte. Musiala fez o segundo golo da prova, mas o destaque foi Gundogan, que assistiu o médio e ainda sentenciou o marcador já na segunda parte.

Recorde as principais incidências da partida

O conjunto alemão ainda não garantiu o primeiro lugar, pelo menos virtualmente, mas voltou a mostrar que é um forte candidato ao título, num jogo em que a Hungria, que ainda não somou qualquer ponto neste Europeu e tem o apuramento em risco, teve as suas oportunidades, mas esbarrou no muro Neuer.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O arranque prometeu e cumpriu. A Hungria arriscou bater o recorde de golo precoce apontado já esta edição pela Albânia, mas Neuer começou por aí a justificar os zero jogos de Ter Stegen em fases finais de grandes competições e segurou o registo albanês.

Depois do choque inicial, a Alemanha estabilizou e, com Gundogan a aparecer na grande área, acabou por conseguir criar perigo. Wirtz teve tarde menos inspirada, mas Musiala voltou a fazer a diferença.

O médio do Bayern acabou a época sem títulos, mas está a apostar forte no Europeu, não só ao apresentar uma candidatura surpreendente como melhor marcador da competição, mas especialmente pelas exibições que fazem do jogador bávaro um dos melhores do Euro-2024 até ao momento. No entanto, o mérito do golo inaugural germânico deve ser dividido entre Gundogan, que insistiu e acabou por fazer a assistência, e pela defesa húngara, que facilitou em demasia e permitiu o golo de Musiala na passada (22 minutos). 

A equipa húngara entrou para o Euro-2024 como potencial surpresa, mas não mostrou contra a Suíça a qualidade que tinha apresentado recentemente nos jogos de qualificação e até na Liga das Nações, em que chegou a derrotar esta Alemanha. No entanto, esta tarde foi Neuer o grande responsável por manter os húngaros a zeros, que o diga Szoboslai. O médio do Liverpool esteve perto do golo de livre direto, mas o guardião do Bayern fez uma defesa espetacular e evitou o empate.

Na segunda parte, os germânicos baixaram o ritmo, mas controlaram a partida durante grande a maioria do encontro. Gulácsi, que já tinha estado a bom nível na primeira parte, manteve vivas as esperanças húngaras. Esperanças essas que Barnabás Varga atirou por cima da trave.

As estatísticas da partida ao intervalo
As estatísticas da partida ao intervaloOpta by Stats Perform

Autor do único golo frente à Suíça, o extremo desperdiçou excelente oportunidade para o empate à hora de jogo ao cabecear por cima da baliza de Neuer um excelente cruzamento de Sallai, o melhor húngaro em todo o encontro.

Não marcou a Hungria, aproveitou a Alemanha. Poucos minutos depois do desperdício húngaro, a jogada construída entre Kroos e Musiala acabou por descair para o lado esquerdo, onde Mittelstadt apareceu para assistir Gundogan (67 minutos). Tal como no primeiro golo, o jogador do Barcelona, que antes do torneio vinha sendo contestado pelos adeptos alemães, apareceu no interior da área para fazer o 2-0 e sentenciar o apuramento alemão.

Com desvantagem e o apuramento em sério risco, o selecionador húngaro tentou mexer na equipa para procurar pelo menos um golo que pudesse ser importante nas contas finais na luta pelos melhores terceiros classificados, mas Kimmich, em cima da linha de golo, negou a melhor ocasião do encontro já nos descontos.

Homem do jogo Flashscore: Musiala (Alemanha)

Musiala é o melhor marcador do Europeu
Musiala é o melhor marcador do EuropeuAFP, Opta by Stats Perform