Domenico Tedesco risca Thibaut Courtois do Europeu: "Já foi tudo dito sobre o assunto"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Domenico Tedesco risca Thibaut Courtois do Europeu: "Já foi tudo dito sobre o assunto"

Thibault Courtois não vai estar no Europeu
Thibault Courtois não vai estar no EuropeuAFP
O selecionador nacional da Bélgica, Domenico Tedesco, não poderá contar com o seu guarda-redes titular, Thibaut Courtois, no próximo Europeu, na Alemanha (14 de junho a 14 de julho). O guarda-redes do Real Madrid, que recentemente teve de parar vários meses devido a uma rotura dos ligamentos cruzados, não tem qualquer papel a desempenhar nos planos do antigo treinador do RB Leipzig. O afastamento entre Tedesco e Courtois já existia antes da lesão do guarda-redes.

"Foi tudo dito sobre o assunto. Todos os que estão dentro e todos os que estão fora podem ter uma visão geral", disse o alemão-italiano Tedesco, de 38 anos, numa conversa virtual com representantes da imprensa alemã na terça-feira: "Não quero jogar pingue-pongue. Estou em paz comigo próprio".

A situação entre Tedesco e Courtois ocorreu em junho do ano passado. Nessa altura, Tedesco, que estava no cargo há pouco tempo, nomeou Romelu Lukaku como capitão substituto em vez de Courtois, na ausência da estrela Kevin De Bruyne. Courtois abandonou então a seleção nacional antes do jogo de qualificação para o Europeu na Estónia (3-0) e fez acusações graves a Tedesco.

Courtois já tinha excluído a participação no Europeu em dezembro, tendo o jogador de 31 anos invocado a sua grave lesão como motivo oficial na altura. "Ele deu-nos segurança no planeamento. Estamos a concentrar-nos nos rapazes que estão em forma", disse Tedesco.

Tedesco sente-se "bem"

Apesar do conflito com Courtois e do suposto interesse de grandes clubes europeus, Tedesco vê o seu futuro na Bélgica.

"Prolonguei o meu contrato e enviei um sinal claro a todos", disse o ex-treinador do Schalke 04 e do RB Leipzig, referindo-se ao seu contrato, que foi prolongado em março até ao Mundial-2026: "Sinto-me em casa".

No Europeu, os belgas vão enfrentar a Eslováquia, a Roménia e a Ucrânia na fase de grupos. O objetivo mínimo de Tedesco é chegar aos oitavos de final. A Bélgica desiludiu no Mundial de 2022, no Catar, ao ser eliminada na fase de grupos.