Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: República Checa já pensa na Turquia e um empate pode ser suficiente

República Checa continua a acreditar no apuramento
República Checa continua a acreditar no apuramentoProfimedia
A República Checa tornou a sua luta pela participação na fase a eliminar do Euro-2024 mais difícil, com um empate 1-1 com a Geórgia, no seu segundo jogo do Grupo F, mas se vencerem o último jogo contra a Turquia, na quarta-feira, podem carimbar o passaporte. Mesmo um empate poderia, teoricamente, ser suficiente para os checos passarem. Uma derrota eliminaria certamente a equipa do treinador Ivan Hasek (60 anos) do Euro-2024.

A equipa checa está em terceiro lugar no Grupo F, após dois dos três jogos desta fase. Depois de uma derrota por 1-2 contra Portugal e do empate de hoje, tem um único ponto e está à frente da Geórgia, última classificada, graças a uma melhor pontuação.

A equipa de Hašek está a dois pontos do adversário de quarta-feira, a Turquia, e de Portugal, que já garantiu a qualificação, com duas vitórias. Os dois primeiros classificados de cada um dos grupos, e os quatro melhores terceiros classificados, passam à fase a eliminar.

Se a equipa checa vencer a Turquia na quarta-feira, fica à frente desta última na tabela e muito provavelmente terminaria em segundo lugar. Só uma vitória sensacional da Geórgia sobre Portugal, e por uma margem maior do que o triunfo da República Checa sobre a Turquia, poderia privá-la dessa posição. Atualmente, os georgianos têm menos um golo do que os checos.

A classificação do Grupo F
A classificação do Grupo FFlashscore

Mesmo que a seleção checa não alcançasse o segundo lugar, em caso de vitória sobre a Turquia, com quatro pontos seria quase certo que ocuparia uma das quatro posições de melhores terceiros.

Mesmo um empate não eliminaria necessariamente a equipa checa. No entanto, nesse caso, a República Checa precisaria de uma série de outros resultados para avançar. Em primeiro lugar, a Geórgia não poderia vencer Portugal para que a equipa de Hašek se mantivesse em terceiro lugar na tabela.

Após três jogos, a seleção checa teria dois pontos e um saldo negativo de golos. Teria de esperar que, pelo menos em dois grupos, a equipa com pior registo ficasse em terceiro lugar.

Nos grupos D e E isso já não pode acontecer, só é possível nos grupos A, B e C. No grupo A, a atual terceira classificada Escócia, com um ponto e um saldo negativo de quatro golos, teria de empatar com a Hungria, última classificada, no domingo.

No Grupo B, a equipa de Hašek precisaria de resultados favoráveis nos dois jogos que faltam. A Albânia e a Croácia estão nos dois últimos lugares da tabela, com um ponto cada. Se ambas as equipas dos Balcãs perderem, não poderão certamente passar da terceira posição. Para os croatas, nem mesmo um empate seria suficiente para ultrapassar uma possível conquista de dois pontos por parte da República Checa, enquanto para os albaneses isso dependeria do resultado global.

Com dois pontos, a equipa de Hašek pode mesmo ultrapassar a terceira equipa do Grupo C. A Sérvia, atualmente em último lugar, teria de perder com a Dinamarca e a Eslovénia, em terceiro, com a Inglaterra, idealmente por pelo menos dois golos de diferença.

Recorde o Geórgia - República Checa