Mais

Exclusivo Flashscore com Antonín Barak: "Podia ter acabado como o Eriksen no Euro"

Antonin Barak teve de lidar com uma série de obstáculos nos últimos meses.
Antonin Barak teve de lidar com uma série de obstáculos nos últimos meses.Profimedia
Poucos futebolistas checos receberam tanta atenção mediática nas últimas semanas e meses como Antonín Barák, o médio da Fiorentina, que saiu das convocatórias para a seleção e a relação com o seleccionador Jaroslav Silhavy tem sido objeto de debate público naquele país, que o próprio Barák comentou durante um encontro com jornalistas na semana passada.

Sobre os graves problemas de saúde

"Começou de forma inocente e acabou com uma pneumonia bilateral, tive um derrame nos pulmões, que depois chegou ao pericárdio, fui hospitalizado. Mas ninguém me disse na altura qual era a gravidade da situação, o que poderia significar para a minha carreira futura. Só mais tarde é que descobri que podia ter acabado como o Christian Eriksen no último Euro".

Sobre a situação da seleção checa

"Toda a gente espera qualificar-se para o Euro. Se isso não acontecesse, significaria um enorme declínio no futebol checo e só demonstraria o facto de as coisas não estarem bem. A não qualificação seria também uma catástrofe para os cofres da Federação, porque o futebol checo precisa de dinheiro. Sei que a seleção nacional está a tentar poupar dinheiro em muitas coisas e a situação não é nada boa".

O encontro com jornalistas

"As pessoas importantes para quem fiz isto sentem o mesmo que eu e, para mim, acabou ali. Não quero falar mais sobre o assunto, já disse tudo o que queria dizer. Ninguém da estratura ou da equipa técnica do treinador Silhavy me contactou depois disso, pelo menos não pessoalmente".

Transferência falhada para o Nápoles em cima da hora

"Depois da temporada 2021/2022 estava muito perto, praticamente já estava feito. Mas infelizmente tudo se complicou no final, não conseguiu assinar durante o mês de junho e o Nápoles atrasou a compra de Fabián Ruiz, em vez de quem eu deveria vir. No final, o Nápoles recebeu uma proposta para trazer o médio Ndombele do Tottenham quase de graça. Na altura, fiquei muito zangado, mas, em retrospetiva, não os censuro por terem seguido esse caminho".

Sobre a Fiorentina

"Gosto de clubes com uma história rica. A mudança para a Fiorentina foi o maior salto até agora - em termos de infraestruturas, instalações, qualidade do plantel, adeptos e condições financeiras. Fiquei muito impressionado aqui e estou muito feliz por ter feito a mudança".

Sobre o golo que decidiu as meias-finas da Liga Conferência

"O golo no prolongamento foi o melhor momento com a camisola da Fiorentina e, juntamente com a minha estreia na seleção nacional e a vitória sobre os Países Baixos até aos quartos de final do Euro-2020, uma das melhores experiências futebolísticas da minha carreira. Ganhei a alcunha de "o homem de Basileia" pelos adeptos, por isso estou gravado na memória de muita gente".

Antonin Barak marcou o golo da vitória nas meias-finais da Conferência.
Antonin Barak marcou o golo da vitória nas meias-finais da Conferência.Profimedia

Sobre o regresso de Jakub Jankto a Itália

"Cagliari, na Sardenha, é um destino muito interessante. Foi levado para lá pelo treinador Claudio Ranieri, que o conhece da Sampdoria, o que é muito importante. Confia nele, põe-no a jogar regularmente e não importa o que Kuba tenha passado nos últimos tempos. Ranieri simplesmente defendeu-o e isso vai ajudar imenso o jogador. Gostava que o clube se salvasse, mas vai ser muito difícil. Sinceramente, não tenho muita fé neles".