Mais

Faltam 100 dias: Governo alemão inicia a contagem decrescente para o Campeonato da Europa

Albärt em todo o seu esplendor.
Albärt em todo o seu esplendor.Profimedia
A 100 dias do início do Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha, o Governo alemão iniciou a contagem decrescente para um novo "conto de fadas de verão". Em Berlim, na quarta-feira, o gabinete do chanceler Olaf Scholz (SPD) promoveu o torneio deste verão (14 de junho a 14 de julho) num evento sob o lema "Jogo em casa para a Europa". Scholz e os outros membros do governo posaram para fotografias com a bola oficial do Campeonato da Europa, entre outras coisas.

Os organizadores têm grandes expectativas para o Euro-2024, que vão para além do desporto. 18 anos após o Campeonato do Mundo de 2006, o futebol deverá voltar a suscitar entusiasmo na Alemanha. No ano passado, Scholz descreveu o Campeonato da Europa como um "acontecimento muito importante" e um "grande momento". "É um acontecimento que muitas pessoas aguardam com expetativa", disse o Chanceler: "Muitas pessoas vêem o Campeonato da Europa como uma grande festa na Europa. Esperamos que tudo corra bem".

Os chefes de fila em torno do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, do chefe da DFB, Bernd Neuendorf, e do diretor do torneio, Philipp Lahm, estão conscientes de que a luta pelo título, sob o lema "Unidos pelo Futebol - Unidos no Coração da Europa", não será apenas sobre desporto. Aspectos sociais, políticos e ecológicos acompanharão os preparativos para o segundo Campeonato da Europa em solo alemão desde 1988, em tempos de crise global.

Em termos desportivos, o Campeonato da Europa começa para a Alemanha a 14 de junho com o primeiro jogo do grupo contra a Escócia, sendo os outros adversários da fase preliminar a Hungria e a Suíça.